Com o objetivo de promover educação ambiental a crianças e adolescentes acolhidos em instituições do Estado da Bahia, a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizam o evento “Colhendo frutos, acolhendo pessoas”, no âmbito do Programa Despertar.
O Lar Pérolas de Cristo, localizado no bairro de Paripe, em Salvador, recebe a iniciativa nesta sexta-feira (29), das 9h às 12h. Na oportunidade, as meninas e os meninos abrigados receberão noções de preservação e conservação do meio ambiente. Estão previstas atividades práticas, oficinas e ações de sensibilização. Da primeira infância à adolescência, todos serão envolvidos e, além de conhecimento, receberão brindes como bonés, squeeze e cartilha sobre os conteúdos abordados.
O Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da Infância e Juventude do TJBA, e o Presidente do SENAR, Humberto Miranda, estarão presentes no evento, que integra o Plano de Trabalho do Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições.
A ação demonstra a preocupação do Poder Judiciário baiano com os desafios climáticos que o mundo vem enfrentando e que serão debatidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém do Pará, no mês de novembro. No encontro, estarão reunidos líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutindo ações para combater as mudanças do clima. Nesse compasso, o Tribunal baiano, em conjunto com o SENAR, está investindo desde já na formação de futuros adultos mais comprometidos com o meio ambiente.
Uma iniciativa do SENAR, o Programa Despertar tem o objetivo de promover educação voltada para a responsabilidade social, com vistas à mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa trata de temas como meio ambiente, cidadania, sustentabilidade, pluralidade cultural e consciência ecológica.