O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) instalou o Banco Vermelho, símbolo de combate à violência contra a mulher, na segunda-feira (26). O objeto foi colocado na área externa da sede do TJBA durante um ato conduzido pela Desembargadora Nágila Brito, que preside a Coordenadoria da Mulher, e prestigiado por muitas outras magistradas e por representantes das instituições que compõem a rede de proteção à mulher.
“O Banco Vermelho tem essa cor porque simboliza o sangue de mulheres que foram mortas por pessoas que elas amavam, do seu círculo íntimo de convivência. Quando uma mulher morre, morre toda uma família junto. É o pior dos crimes. A gente tem que evitar”, declarou a magistrada.
A ação é de iniciativa da Prefeitura de Salvador, em parceria com o Instituto Banco Vermelho e com a Faculdade Uninassau. O equipamento tem sido instalado em diversos locais de movimento na capital baiana e ficará exposto na sede do Tribunal de Justiça temporariamente.
A Secretária Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo, enfatizou a importância de o TJBA apoiar a iniciativa. “Eu estou muito feliz de estar aqui no Tribunal e tenho certeza de que teremos outros momentos em que esse banco vai circular na nossa cidade, trazendo esse alerta”, comentou.
Também estiveram presentes policiais militares; a delegada Simone Moutinho, da Polícia Civil, representando a Secretaria de Segurança Pública da Bahia; e a reitora da Uninassau Salvador, Cecília Queiroz, entre outras.


