A expectativa e o entusiasmo dos integrantes do Judiciário em Jacobina para receber a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, podiam ser percebidos por todos. O motivo da visita foi a instalação da 2ª Vara Criminal na comarca. “Essa é a realização de um sonho antigo”, explicou o Juiz Marley Cunha Medeiros, Diretor do Fórum Jorge Calmon.
A cerimônia de instalação, realizada no Salão do Júri, na manhã desta quinta-feira (23), foi conduzida pela Desembargadora Presidente e reuniu autoridades da região. Na ocasião, também foi entregue a TV Corporativa à Comarca, o que vai promover uma aproximação e integração de todo o Judiciário com os cidadãos.
A 2ª Vara Criminal vai funcionar no Fórum Jorge Calmon, localizado na Rua Margem Rio do Ouro, s/n, Centro. “Agora, certamente, poderemos prestar um serviço de ainda mais excelência e isso também vai implicar uma confiança maior ao Poder Judiciário”, concluiu o Juiz Marley Medeiros.
Cabe salientar que a nova unidade já possui servidores designados e quem precisar identificar se o processo se encontra na 1ª ou na 2ª Vara pode entrar em contato através do e-mail drisjacobina@tjba.jus.br ou ir ao Fórum.
A Comarca de Jacobina abrange sete municípios e serve a uma população superior a 175 mil habitantes. “A Vara Criminal tem enfrentado uma crescente pressão em sua capacidade operacional. Em 2025, registramos 937 novos processos criminais distribuídos, mantendo a tendência de crescimento verificada nos anos anteriores. O acervo atual ultrapassa 2.500 processos, com 511 conclusos e aguardando providências judiciais. Esses números, por si sós, justificariam a instalação da unidade que inauguramos hoje”, ressaltou a Presidente Cynthia Resende.
A instalação da 2ª Vara Criminal permitirá uma redistribuição equitativa dos processos, possibilitando que magistrados, servidores, promotores e advogados possam oferecer um atendimento mais ágil e qualificado.



Conecta Justiça
Os jacobinenses agora contam, também, com mais uma ferramenta da justiça à disposição. É o Conecta Justiça, que através de parcerias com entidades públicas e privadas, compartilha rede Wi-Fi com o cidadão local e, assim, disponibiliza o acesso a diversos serviços do TJBA.
Ao se conectar à rede de internet, o cidadão poderá ter acesso, de forma gratuita, aos serviços digitais como balcão virtual, consulta sobre andamento processual e participação em audiência virtual.
Em Jacobina, além da Presidente do TJBA, também assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Conecta Justiça a Supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJBA, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, e a Prefeita Valdice Castro.
“A assinatura desse termo não representa apenas um ato administrativo. Sobretudo, simboliza a renovação do nosso compromisso com a cidadania, com a inclusão e com as transformações sociais que tanto desejamos promover”, salientou a Supervisora do Núcleo de Cooperação.
Saiba mais sobre o Conecta Justiça
TV Corporativa
Instalado em um local de circulação do público externo, um aparelho de televisão voltado à comunicação institucional com magistrados, servidores e cidadãos faz parte, agora, do Fórum Jorge Calmon.
A TV Corporativa transmite informações do Judiciário baiano, além da transmissão, em tempo real, da Rádio Web TJBA. Essa iniciativa da Presidência busca aproximar a Administração do Tribunal de Justiça, sediada em Salvador, dos magistrados e servidores lotados nas unidades judiciárias de 1º Grau, além de promover um canal aberto de diálogo.
Na quarta-feira (22), a Presidente do TJBA cumpriu agenda de inaugurações em outra cidade do interior. A magistrada inaugurou as novas instalações do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) em Senhor do Bonfim e instalou a 2ª Vara Criminal na comarca.
Clique e saiba como foi a ampliação dos serviços em Senhor do Bonfim