O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma prioridade no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Prova disso é a instalação da 2ª Vara especializada no tema na comarca de Feira de Santana. Distante 108 quilômetros de Salvador, a cidade agora dispõe de mais um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc).
A instalação dos equipamentos aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), durante uma cerimônia com a presença da Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende. A ocasião marcou o encerramento da Semana Nacional de Conciliação na Bahia.
Veja a galeria de fotos da solenidade.
“Os números não deixam dúvidas quanto à necessidade desta medida (instalação da 2ª Vara). Em 2023, a única Vara de Violência Doméstica de Feira de Santana recebeu 1.915 novos processos. Em 2024, esse número aumentou para 2.168. O acervo atual ultrapassa 4.200 processos, o que evidencia a urgência da especialização e do fortalecimento da estrutura judiciária para enfrentar esse grave problema social”, salientou a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende.



Atualmente, a Vara de Violência Doméstica possui um acervo de aproximadamente 4.600 processos, que serão divididos com a nova unidade. Esta também receberá servidores para atuar com as demandas. “Mais um grande passo do TJBA no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. É um dia especial. Estamos prontos para atender as mulheres que precisam”, disse o Juiz Titular da 1ª Vara, Wagner Ribeiro.
Quem tiver alguma ação na 1ª Vara e quiser saber em qual unidade o processo se encontra (1ª ou 2ª) pode entrar em contato através do telefone 75 3624-9615 ou do e-mail varadamulherfsa@tjba.jus.br. O prédio que abriga as Varas está localizado na Rua Aluísio Resende, nº 388, Queimadinha.
“A instalação dessa 2ª Vara tem uma representação significativa porque amplia a forma de atuação do Judiciário nas demandas da nossa cidade. Então é importante que a sociedade abrace esse novo serviço. Estaremos de portas abertas para melhor servir”, pontuou o Juiz Fábio Falcão Santos, Titular da Vara de Infância e Juventude, designado para auxiliar na Vara de Violência Doméstica.
Se você ou alguém próximo é vítima de violência doméstica, denuncie! Ligue 190.


Conciliação
“Os Cejuscs representam a materialização da Justiça multiportas, oferecendo caminhos alternativos e eficientes para a resolução de conflitos, respeitando a autonomia dos envolvidos e promovendo soluções construídas pelas próprias partes”, explicou a Presidente Cynthia Resende sobre a nova unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, resultado de uma parceria com a Faculdade Unex.
O equipamento fica na Unex, localizada na Avenida Artêmia Pires, s/n, bairro Sim. Interessados podem procurar o local para solucionar demandas na área de família, como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, dissolução de união estável, entre outras possibilidades. Os serviços são gratuitos e as partes não precisam estar assistidas de advogados. A unidade atende, inicialmente, demandas pré-processuais, ou seja, que ainda não se tornaram uma ação judicial.
“Esse é um local de acessibilidade, de cidadania para construir acordos através da conciliação, da mediação e práticas restaurativas. É aqui que a Justiça se aproxima da comunidade”, destacou a Juíza Cristiane Menezes, Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec). Na ocasião, ela representou a Desembargadora Marielza Brandão, Supervisora do Nupemec.
Contatos do Cejusc: 75 99955-9830 / npj.fsa@ftc.edu.br
Criados através da Resolução CNJ nº 125/2010, os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos são unidades destinadas à realização de sessões e audiências de mediação e conciliação. As atividades do Cejusc contribuem para impulsionar as ações de cidadania e reduzir a litigiosidade.
Assista à cerimônia de instalação das unidades na íntegra:
Entre as autoridades que marcaram presença na solenidade estavam a Desembargadora Maria de Lourdes Medauar, Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau, e o Prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo. Ainda nesta sexta-feira (7), o TJBA, por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária, fechou parceria com a Faculdade Unex para instalação do projeto Conecta Justiça.
O Conecta Justiça, através de parcerias com entidades públicas e privadas, disponibiliza rede Wi-Fi para o cidadão local e, assim, permite o acesso a diversos serviços do TJBA. Ao se conectar à rede de internet, a pessoa poderá ter acesso, de forma gratuita, a serviços digitais como balcão virtual, consulta sobre andamento processual e participação em audiência virtual.

Além disso, foi instalada uma TV Corporativa no prédio que agora abriga as Varas de Violência Doméstica. O aparelho veicula informações do Judiciário baiano, além de transmitir, em tempo real, a programação da Rádio Web TJBA.
Essa iniciativa da Presidência busca aproximar a administração do TJBA, sediada em Salvador, dos magistrados e dos servidores lotados nas unidades judiciárias de 1º Grau, além de promover um canal aberto de diálogo.
Na quinta-feira (6), a Presidente do TJBA reinagurou o Fórum da Comarca de Iaçu.





