O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) publicou nesta terça-feira (11/11), o edital de licitação para contratação de empresa especializada em locação de veículos automotores, com o objetivo de renovar e ampliar a frota oficial utilizada em atividades administrativas, institucionais e de representação em todo o Estado.
A nova contratação representa mais um passo no processo de modernização e padronização da gestão de transportes do Tribunal de Justiça da Bahia, alinhada às diretrizes de eficiência, transparência e sustentabilidade estabelecidas pela Presidência do TJBA.
O certame foi construído com base em estudos técnicos detalhados, pesquisas de mercado, consultas a contratações similares realizadas em outros Tribunais e órgãos públicos, e observância rigorosa às melhores práticas administrativas. O modelo proposto reflete um padrão de contratação tecnicamente robusto e juridicamente seguro, buscando fornecedores com comprovada capacidade operacional e financeira para atender às demandas do Judiciário nos 417 municípios baianos.
Recentemente, o TJBA foi alçado à categoria de Tribunal de Grande Porte pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), marco que exige adaptação das suas estruturas administrativas e logísticas. Nesse contexto, a modernização e ampliação da frota torna-se essencial para assegurar maior celeridade, eficiência e segurança no deslocamento de autoridades, servidores e materiais institucionais, fortalecendo a capacidade de resposta do Judiciário em todo o Estado.
Entre os principais avanços desta nova licitação estão:
De acordo com o Coordenador de Transportes do TJBA, Diego Ribeiro, o processo licitatório “é resultado de um trabalho técnico conjunto entre diversas unidades, que buscou harmonizar sustentabilidade, eficiência e segurança na escolha da nova frota, garantindo melhor atendimento às unidades judiciárias e administrativas em todo o Estado”.
A licitação, que terá vigência inicial de 24 meses, permitirá a celebração de contratos mais eficientes, sustentáveis e tecnicamente bem estruturados, assegurando melhoria na mobilidade e na segurança institucional do Poder Judiciário baiano.