“É a materialização de um sonho de cada vez mais proporcionar acessibilidade aos nossos serviços”, disse a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, na cerimônia de lançamento do Conecta Justiça. O projeto, idealizado pelo Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ) do Judiciário baiano, supervisionado pela Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, objetiva oferecer acesso gratuito à internet para cidadãos sem conexão própria. O evento, ocorrido na quarta-feira (28), na sede da Corte, também foi palco para a celebração de parcerias com entidades públicas e privadas.
Foram firmados Acordos de Cooperação com as Prefeituras de Amargosa, Alagoinhas, Irecê, Feira de Santana e com a Câmara de Vereadores de São Felipe. Além destas, assinaram Termo de Responsabilidade com o Tribunal baiano, a Arabi Veículos, a Odonto Premium, o Labchecap e as unidades da Faculdade Unime Anhanguera do Iguatemi e da Paralela (na cidade de Salvador) e de Camaçari, região metropolitana.
A iniciativa possibilita ao cidadão utilizar as dependências das entidades para, por meio do acesso temporário à internet, realizar consultas, agendar atendimentos, entre outros serviços do TJBA. A participação em audiência judicial, se comprovada a necessidade pelo interessado, por meio do documento do Tribunal, é mais uma possibilidade.
“Sua liderança tem sido crucial para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras”, disse a Desembargadora Supervisora do NCJ, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, fitando a Presidente Cynthia Resende. Em sua fala, a magistrada relembrou a importância da conectividade nos tempos modernos. “Não estamos apenas democratizando a justiça, mas também promovendo cidadania digital”, frisou. A Juíza Coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária, Rita Ramos, falou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade e convidou a todos que desejarem somar na busca por um serviço mais célere e eficaz.
Ao lado dela, também compuseram a Mesa de Abertura o 1º Vice-Presidente do TJBA, Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas; e o 1º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juiz Eldsamir Mascarenhas.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.
Parceiros
“Eu acho que é uma decisão acertada da Corte quando, ao utilizar da tecnologia, se faz mais presente e próxima do cidadão”, disse o Prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, elogiando o Tribunal baiano. O Prefeito do Município de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, de forma semelhante, parabenizou o TJBA pela iniciativa e reiterou que o acordo facilita a chegada dos atos judiciais às pessoas que demandam a Justiça. “Vamos participar provendo os acessos e a conexão necessários”, disse ele.
Para o Presidente da Câmara de Vereadores de São Felipe, José Batista Pinto, a parceria com Judiciário baiano é gratificante. “É uma honra para nós. O Conecta representa mais do que o acesso à internet, ele aproxima a Justiça do cidadão de São Felipe”, frisou.
A Diretora da Anhanguera Salvador Iguatemi, Cleise Soares, ao comentar a respeito, destacou que o papel da universidade está atrelado ao bem-estar da sociedade e o projeto está alinhado a isso. “A gente encontra no Conecta Justiça a oportunidade de estabelecer uma conexão de fato com a comunidade.”
O Diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Labchecap, Alexander Benedicto, falou da satisfação pela parceria “Estamos muito felizes como esse momento e será um passo importante na construção de inclusão digital”, ressaltou.
O sentimento, também, predominou entre os demais membros parceiros. São eles: o Procurador do município de Alagoinhas, James Gautério Juliano, representando o Prefeito Joaquim Belarmino Cardoso Neto; o representante da Arabi Veículos, Joaquim Uchoa; o empresário da Odonto Premium, Cleyton Vinicius Andrade; o representante da Anhanguera Camaçari e Paralela, Mauro Monteiro; o Socio Administrador, Josemar Fonseca e o Advogado José Cândido, ambos do Labchecap.
O Termo de Responsabilidade tem vigência de 24 meses e o Acordo de Cooperação de 60 meses.
Além da Desembargadora Presidente e do 1º Vice-Presidente, compareceram os Desembargadores Maria da Purificação da Silva, Ivone Bessa Ramos, Lidivaldo Reaiche, Baltazar Miranda Saraiva, Mário Albiani Júnior, Joanice Maria Guimarães de Jesus, Ângelo Vita, Paulo Alberto Nunes Chenaud, Geder Luiz Rocha Gomes, Aracy Lima Borges, Paulo Jorge, Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib, Josevando Souza Andrade, Antonio Adonias Aguiar Bastos e Marielza Brandão Franco.
Descrição da imagem: a mesa de honra do evento, composta pela Juíza Rita Ramos, pelo Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, pelas Desembargadoras Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Cynthia Maria Pina Resende, e pelo Juiz Eldsamir Mascarenhas [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem