Mais uma comarca recebe o Projeto TJBA Mais Perto. Desta vez, a comitiva da Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, chega ao extremo sul baiano. A programação do projeto tem início nesta terça-feira (9) e inclui instalação de Vara, premiação, Balcões de Atendimento e visita a aldeia indígena em Santa Cruz Cabrália.
O roteiro inicia no final da tarde do dia 9, com visita técnica dos secretários do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) às Varas da Comarca de Porto Seguro. Na quarta-feira (10), a Presidente participará de uma imersão institucional, em Santa Cruz Cabrália, na Reserva Indígena da Jaqueira, com escuta qualificada das lideranças da região.
Em seguida, a comitiva retorna a Porto Seguro, onde, na quinta-feira (11), ocorrem as ações do TJBA Mais Perto, a exemplo dos Balcões de Atendimento das unidades administrativas; e dos encontros com magistrados, servidores e representantes da OAB.
Neste mesmo dia, durante a solenidade de abertura, serão realizadas, ainda, a premiação de magistrados com o “Selo Além das Barreiras” e a homenagem ao(à) servidor(a) mais antigo(a) da comarca.
A programação termina na sexta-feira (12), com a instalação da 1ª Vara de Família e a inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) na Comarca de Eunápolis.
Nas duas cidades, haverá a assinatura dos termos de adesão ao Projeto Conecta Justiça, que visa estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas a fim de viabilizar, de forma gratuita, o compartilhamento de rede WiFi com o cidadão local que não possua conexão própria, possibilitando o acesso aos serviços digitais da Justiça.
TJBA Mais Perto
Instituído pelo Decreto Judiciário nº 309 de 8 de abril de 2024, o TJBA Mais Perto está alinhado às Diretrizes de Gestão para o biênio 2024-2026 e ancorado no tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”. Tal projeto consiste em um desejo pessoal da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que convocou setores estratégicos da administração do Tribunal para realizar uma caravana por todas as regiões da Bahia, aproximando a gestão dos magistrados e dos servidores ao sanar demandas e ao levar serviços para além do edifício-sede, em Salvador. A ação é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência (SGP).