Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA Mais Perto em Irecê inicia com capacitações para servidores e com atendimentos dos Secretários da Presidência às unidades judiciais  
16 de julho de 2025 às 18:35
TJBA Mais Perto em Irecê inicia com capacitações para servidores e com atendimentos dos Secretários da Presidência às unidades judiciais  

O TJBA Mais Perto chegou a Irecê nesta quarta-feira (16). Depois de passar por Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, o projeto iniciou sua programação no Centro-Norte baiano com capacitações para servidores e com atendimentos dos Secretários da Presidência às unidades judiciais. Na quinta-feira (17), às 10h, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, vai inaugurar a 3ª Vara Cível na comarca. 

Todos os Secretários que assistem a Presidência visitaram as Varas do Fórum Dantas Junior Ayres e conversaram com juízes hoje. O objetivo é sanar demandas das unidades judiciárias com a maior brevidade possível. A iniciativa ilustra a essência do TJBA Mais Perto: aproximar a administração do Tribunal dos magistrados e dos servidores.   

“Inicialmente, eu fiquei de certa forma assustado com a quantidade de servidores e o aparato. Eu imaginei que fosse algo menor, mas depois vim entender de fato o que o nome já fala por si: TJBA Mais Perto. Então são os setores principais do Tribunal, senão todos, com representantes na Comarca de Irecê. Este é o momento de conversar com os secretários, com os desembargadores, com os juízes assessores e tentar resolver pleitos administrativos, ir atrás de informações. É um projeto magnífico”, comentou o Juiz Ruy José Amaral Adães Júnior, Titular da 2ª Vara dos Juizados Especiais e Diretor do Foro da Comarca. 

Nas capacitações, os servidores convocados em Irecê e em outras comarcas da região recebem um curso sobre arquivamento responsável, com turmas nos dois dias do evento. Ministrado pelos servidores Agnaldo Ferreira dos Santos – Coordenador do Núcleo de Suporte à Baixa Processual, Apuração e Cobrança das Custas Remanescentes – e Erivan Júnior, o treinamento envolve operacionalização do Sistema de Custas Remanescentes (SCR), gerenciamento das tarefas no PJE e baixa processual.    

Outro curso será ministrado pela servidora Letícia Lima, da Diretoria de Primeiro Grau, na quinta-feira, sobre “Estratégias para ampliar a produtividade com o uso da TI”, aberto a magistrados e servidores.  

Instalação da 3ª Vara Cível – O segundo dia de atividades do TJBA Mais Perto prevê a instalação da 3ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública de Irecê. A nova unidade dará celeridade aos processos em tramitação na comarca que abrange, também, os municípios de Ibititá, Jussara, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.  

Na ocasião, será assinado o termo de cooperação para ampliação dos parceiros do Projeto Conecta Justiça, que ganhará a adesão dos Municípios de Barro Alto, Canarana, Central, Irecê, João Dourado, Lapão, Mundo Novo e São Gabriel, além da Faculdade Irecê (FAI).  

Por meio do Conecta Justiça, o Tribunal de Justiça da Bahia estabelece parcerias com entidades públicas e privadas para fornecer, de forma gratuita, acesso à rede Wi-Fi aos cidadãos que não possuem conexão própria. A iniciativa visa ampliar o acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo TJBA, facilitando o acesso à justiça.   

A programação em Irecê inclui encontros da Desembargadora Cynthia Resende com magistrados, servidores e representantes da OAB-BA na região, com a finalidade de promover uma escuta ativa das demandas de cada categoria e buscar soluções efetivas em conjunto. Nesses encontros, a Presidente é acompanhada de outros Desembargadores e dos Juízes Assessores Especiais da Presidência.  

Também haverá homenagens à servidora mais antiga da comarca e a unidades que se destacaram na execução do Projeto Além das Barreiras, voltado a garantir a acessibilidade arquitetônica de todos os prédios do Judiciário baiano com acesso ao público.  

Ao longo do dia, serão oferecidos atendimentos de nutrição, clínica médica, massoterapia e recursos humanos a magistrados e servidores. E as unidades administrativas do Tribunal estarão com balcões de atendimento à disposição dos interessados.  

Texto publicado: Ascom TJBA