Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA Mais Perto estará em Irecê nos dias 16 e 17 de julho; 3ª Vara Cível será instalada pela Presidente Cynthia Resende na ocasião 
11 de julho de 2025 às 15:06
TJBA Mais Perto estará em Irecê nos dias 16 e 17 de julho; 3ª Vara Cível será instalada pela Presidente Cynthia Resende na ocasião 

A próxima edição do TJBA Mais Perto será realizada na Comarca de Irecê. Nos dias 16 e 17 de julho, o município situado no Centro-Norte baiano sediará o projeto de iniciativa da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, cujo objetivo é promover a integração entre as unidades e aproximar, cada vez mais, a administração do Tribunal dos magistrados e servidores. As ações ocorrerão no Fórum Dantas Junior Ayres. 

Como habitual, o primeiro dia será reservado a capacitações destinadas aos servidores convocados na Comarca de Irecê e nas proximidades. Além disso, todos os Secretários visitarão as Varas, com vistas a sanar dúvidas e dificuldades nas unidades judiciárias com a maior brevidade possível. 

A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, estará presente no dia 17 de julho, quando fará a abertura dos trabalhos a partir das 9h. A agenda inclui a instalação da 3ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Fazenda Pública, que foi aprovada pelo Tribunal Pleno na sessão realizada na última quarta-feira (9). 

Além disso, a Presidente Cynthia Resende promoverá os encontros com magistrados, servidores e advogados da região, a fim de conhecer, mais detalhadamente, a realidade local a partir do relato daqueles diretamente envolvidos. Esses encontros são acompanhados por outros Desembargadores e pelos Juízes Assessores Especiais da Presidência. 

Ao longo da quinta-feira (17), serviços voltados ao bem-estar, como avaliação clínica, orientação nutricional e avaliação ergonômica, serão oferecidos aos magistrados e servidores interessados. 

A programação prevê, também, a assinatura de um Termo de Cooperação no âmbito do Projeto Conecta Justiça com parceiros da região. Por meio desse projeto, o Tribunal de Justiça da Bahia estabelece parcerias com entidades públicas e privadas para fornecer, de forma gratuita, acesso à rede Wi-Fi aos cidadãos que não possuem conexão própria. A iniciativa visa ampliar o acesso aos serviços digitais disponibilizados pelo TJBA, facilitando o acesso à justiça. 
 
Por fim, magistrados serão homenageados em razão do Projeto Além das Barreiras, que pretende garantir a acessibilidade arquitetônica de todos os prédios do Judiciário baiano com acesso ao público. Outra homenagem será feita ao servidor mais antigo da Comarca de Irecê.  

O Decreto Judiciário nº 504/2025, republicado de maneira corretiva no Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira (10), contém a relação de magistrados convocados para o TJBA Mais Perto em Irecê. Já a lista de servidores convocados para as capacitações consta no Decreto Judiciário nº 516/2025, publicado na edição de 11 de julho. 

Mais Perto 

O TJBA Mais Perto é fruto de uma iniciativa da Desembargadora Presidente Cynthia Resende, que mobilizou setores estratégicos da administração do Tribunal para realizar uma caravana por todas as regiões da Bahia, com o objetivo de aproximar a gestão dos magistrados e servidores. A ação é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência.  

A caravana já passou por Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Durante os encontros, têm sido firmados acordos de cooperação técnica, realizados ciclos de capacitações e disponibilizados serviços para magistrados e servidores, com destaque para momentos de escuta ativa da Presidente e dos secretários a fim de resolver as demandas locais da maneira mais breve possível.  

Instituído pelo Decreto Judiciário nº 309 de 8 de abril de 2024, o TJBA Mais Perto está alinhado às Diretrizes de Gestão para o biênio 2024-2026 e ancorado no tripé “Mais Acesso, Mais Eficiência e Mais Governança”.        

Texto publicado: Ascom _ TJBA