O Tribunal de Justiça da Bahia participou na manhã desta segunda feira (26) da inauguração do Centro de Reabilitação Nice Aguiar em Jequié, no sudoeste do Estado. O empreendimento é administrado pela Fundação José Silveira (FJS), em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), e disponibiliza assistência qualificada para idosos, pessoas com deficiências ou doenças ortopédicas.
Os moradores de Jequié e região terão atendimento com equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, educador físico e assistente social. O ambulatório disponibiliza consultas médicas em neurologia, ortopedia, geriatria e oftalmologia. A reabilitação abrange a fisioterapia, fisioterapia aquática, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e serviço social. Na pós-reabilitação, o paciente conta com hidroginástica e circuito da terceira idade.
Serão atendidas pessoas acometidas por paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico, lesão medular, lesões encefálicas adquiridas (LEA), acidente vascular encefálico (AVE), mielomeningocele, pós-cirúrgico ortopédico, doenças ortopédicas e casos de estimulação precoce. Entre outras atividades, o público poderá participar do Curso de Cuidadores, que visa orientar os familiares sobre os cuidados que envolvem o cuidador e o paciente, e a Oficina de Ideias, onde as mães e pacientes aprendem a desenvolver trabalhos de artes, que podem contribuir para geração de renda.
“Esse centro é uma grande aquisição, não somente para Jequié, mas também para 25 municípios circunvizinhos. Mais de 500 mil habitantes serão beneficiados”, destacou o Presidente da FJS, Geraldo Leite, em entrevista.
A obra foi viabilizada pela doação de um terreno de 4.805 m2, feita pela benemérita Nice Aguiar. O Centro atenderá uma média mensal de 400 pacientes, totalizando cerca de 1.100 procedimentos. O centro conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, educador físico e assistente social, além de consultas médicas em neurologia, ortopedia, geriatria e oftalmologia. O Centro de Reabilitação Nice Aguiar fica no Anel Rodoviário da cidade, e funciona de segunda às sextas-feiras, das 8h às 12h. Às segundas e quartas-feiras, também será realizado atendimento no turno vespertino, das 13h às 18h.
Parceria – Com o incentivo da Presidência do TJBA, o Tribunal de Justiça da Bahia e a Fundação José Silveira realizam uma série de ações conjuntas para oferecer atendimento médico gratuito à população baiana.
A parceria teve início no contexto do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero. Foi consolidada com atividades realizadas durante o Novembro Azul, esforço concentrado com objetivo de publicizar informações acerca de câncer de próstata.
Vale lembrar que no último dia 1º de novembro, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto, firmou um Termo de Cooperação com a Fundação com o intuito de consolidar a realização de ações sociais na Capital e no Interior.