O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu, em sua sede, na cidade de Brasília, o III Encontro Nacional de Magistrados(as) de Cooperação e Reunião dos Núcleos e Magistrados(as) de Cooperação, nos dias 26 e 27 de agosto. A Desembargadora Supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, o Coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Eleitoral Danilo Costa Luiz, e a Juíza Cooperadora e Eleitoral da Bahia, Carolina de Almeida da Cunha Guedes, participaram do evento.
O Encontro reuniu ministros, desembargadores, juízes, conselheiros e especialistas, a fim de disseminar conhecimento e boas práticas de cooperação. Sua realização ocorreu de forma híbrida, no Auditório do CNJ, com transmissão pelo canal da instituição no Youtube.
A iniciativa destacou a importância do debate para promover uma justiça mais humanizada e colaborativa. No evento, foram abordados temas como: Justiça 4.0; Cooperação Judiciária; Reconfiguração da Atuação do Poder Judiciário; Ações Penais e Improbidade Administrativa; e Produção Cooperativa de Prova: Economia e Eficiência.
A Cooperação Judiciária é um mecanismo que visa à integração e à otimização dos processos judiciais, promovendo a troca de informações, a unificação de procedimentos e a resolução mais célere dos conflitos. Por meio da cooperação, os órgãos do Judiciário buscam uma atuação mais eficiente e eficaz, garantindo a aplicação da lei e a proteção dos direitos fundamentais.
Descrição da imagem de capa: A Desembargadora Lisbete Maria de Almeida Cézar Santos, o Desembargador Eleitoral Danilo Costa Luiz e a Juíza Carolina de Almeida da Cunha Guedes, prestigiam Encontro Nacional de Magistrados [fim da descrição].