Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA participa da inauguração do novo espaço do Ponto de Inclusão Digital em Rafael Jambeiro 
19 de setembro de 2025 às 16:57
TJBA participa da inauguração do novo espaço do Ponto de Inclusão Digital em Rafael Jambeiro 

O Ponto de Inclusão Digital (PID) do Município de Rafael Jambeiro está agora em um novo local: no Espaço Cidadão. Ocorrida no dia 16 de setembro, a inauguração do novo espaço foi acompanhada pelo servidor Glauber Delano Souza Cruz, da Diretoria do Primeiro Grau (DPG) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), e contou com a presença do Prefeito Marinalvo Fernandes Serra e de autoridades locais.  

O PID de Rafael Jambeiro foi criado para permitir que os cidadãos do município tenham acesso a serviços judiciais sem a necessidade de se deslocarem até o fórum da Comarca de Castro Alves, tornando o atendimento mais rápido, prático e acessível. A transferência do PID para o Espaço Cidadão torna o acesso da população ainda mais fácil, ao concentrar diversos serviços públicos em um único local.  

No PID, os cidadãos podem contar com a orientação de um servidor municipal para participar de audiências por videoconferência, consultar seus processos e receber atendimento por meio do Balcão Virtual, o que amplia a eficiência no atendimento das demandas judiciais.   

A iniciativa reforça a parceria entre o TJBA e o Município de Rafael Jambeiro, sendo prova da atenção e do compromisso com a população, especialmente no que se refere ao acesso à Justiça e à inclusão digital.  

Pontos de Inclusão Digital – A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, está ampliando, de forma significativa, o número de Salas Passivas e de PIDs. Essa ação valoriza o 1º Grau de Jurisdição e democratiza o acesso à justiça, pois as Salas Passivas e os PIDs permitem que audiências e atos processuais sejam realizados 100% on-line, o que elimina a necessidade de deslocamento para outra comarca e torna o acompanhamento processual mais célere. Tal iniciativa é desenvolvida pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG), que tem à frente a Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar. 

Texto publicado: Ascom _ TJBA