Em cerimônia festiva realizada no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a nova Defensora Pública Geral do Estado, Camila Canário, tomou posse nessa quinta-feira (20), assumindo a chefia da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) para o biênio 2025-2027. O Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, 1º Vice-Presidente, prestigiou a solenidade representando a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Resende.
O evento contou com a presença de autoridades dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A participação do TJBA no evento reforça a parceria entre os órgãos, que juntos trabalham para proteger e garantir a justiça e os direitos dos cidadãos, todos os dias.
Camila foi nomeada pelo Governador Jerônimo Rodrigues no mês de fevereiro. Além dela, integraram a lista tríplice, encaminhada pela DPE-BA ao Governo do Estado, as Defensoras Mônica Soares e Laíssa Rocha que assumiram, respectivamente, a Subdefensoria Pública Geral e a Coordenadoria Executiva das Especializadas da DPE-BA.
Além do Desembargador João Bôsco, compuserem a Mesa de Honra do evento as seguintes autoridades: o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Pedro Maia; o Procurador-Geral do Município, Eduardo Porto, representando o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Marcus Presídio; a Coordenadora-Geral da DPE-BA, Janaína Canário; o Defensor Público Chefe da Defensoria Pública da União, Vladimir Ferreira Correia; o Juiz de Direito do TRE-BA, Freddy Pitta Lima; o Juiz Federal Dirley Cunha Júnior; o Vice-Presidente da OAB-BA, Hermes Teixeira Neto; e o Coronel-Aviador Saulo Sobreira, Comandante da Guarnição da Aeronáutica de Salvador.
.
Sobre Camila Canário
Camila Angélica Canário de Sá Teixeira é Defensora Pública na Bahia desde 2007. Atual Defensora Pública Geral (2025-2027), é titular na área de Auditoria Militar, onde atua, desde 2019, em defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Também já integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e atuou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.
Em sua trajetória na instituição, foi Conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023-2025), Diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013-2015) e ocupou cargos administrativos, como Coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso (2010-2011) e Corregedora Auxiliar (2018).
Na área acadêmica, é mestra em Segurança Pública e especialista em Processo Civil (UFBA), Direito Público (Faculdade Baiana de Direito) e Direito aplicado à Defensoria (UNIFACS), além de ter extensão em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Atualmente, cursa MBA em Finanças Corporativas pela Exame Inc.
Camila é coautora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e cofundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (Amdefa). Integra, ainda, a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
.
Descrição da imagem: A recém eleita Defensora Pública Geral no púlpito falando para mesa de honra e todos o público que compareceu ao evento no auditório [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem