Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA participa da posse de novos Promotores do Ministério Público da Bahia 
9 de outubro de 2024 às 19:09
TJBA participa da posse de novos Promotores do Ministério Público da Bahia 

O brilho nos olhos dos 30 Promotores de Justiça que tomaram posse nessa segunda-feira (7) era visível. O momento único – realizado no Auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do Ministério Público, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) – contou com a participação do 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas.   

O magistrado representou a Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. “É uma solenidade que se reveste de uma importância muito grande, porque significa que as nossas comarcas serão assistidas por novos Promotores. Isso para o Judiciário é muito bom e, também, para o jurisdicionado, porque a prestação jurisdicional ocorre de uma maneira mais célere”, avaliou o 1º Vice-Presidente, Desembargador João Bôsco de Oliveira.  

O MP baiano chega, agora, a um total de 553 Promotores em todo o estado, sendo 347 no interior e 206 na capital. Os novos membros são os convocados do concurso de 2022, cujo resultado final foi homologado no último dia 26 de agosto, e eles atuarão no interior da Bahia.  

A sessão solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia Souza Marques. “Aprendi, ao longo dos anos, que ser Promotor de Justiça é, antes de tudo, ser um servidor da sociedade. Não se trata apenas de comparecer a audiências, emitir pareceres ou manifestações. A vida ministerial não se resume à rotina dos gabinetes. É estar presente nas ruas, conhecer as tantas realidades das comunidades, ouvir os anseios da população e lutar para que a justiça alcance a todos, independentemente de classe, raça, gênero, religião ou posição social”, pontou.    

Entre as autoridades presentes, também estavam os Desembargadores do TJBA Ivone Bessa Ramos, Baltazar Miranda Saraiva e Marcelo Britto.  

A sessão solene, também, contou com a presença dos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do MPBA, formado por 61 membros;  da Procuradora-Geral do Estado, Bárbara Camardelli; da Procuradora-Geral de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti; da Subcorregedora-Geral do MP, Márcia Guedes; do Conselheiro Nacional de Justiça, João Paulo Schoucair; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presídio; do Procurador-Geral do Município de Salvador, Eduardo Vaz Porto; da Ouvidora Interina do MPBA, Marília de Campo Souza; do Procurador-Chefe do Trabalho, Maurício Ferreira Brito; do Presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Marcelo Miranda; da Procuradora da República, Melina Flores; do Procurador do MP de Contas, Marcel Santos; da Secretária-Geral da OAB, Esmeralda Oliveira; do Secretário-Geral do MP, Promotor de Justiça André Lavigne; do Chefe de Gabinete, Promotor de Justiça Fabrício Patury; e do Corregedor Administrativo, Promotor de Justiça Roberto Gomes.   

Saiba mais   

.

Descrição da imagem: autoridades da mesa de honra do evento, em pé {Fim da descrição}. 

#pratodosverem #pracegover  

Texto publicado: Ascom TJBA, com informações do MPBA