Promovido pelo 2º Distrito Naval, as comemorações do 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, foram realizadas no período de 08 a 11 de junho. Na manhã desta terça-feira (11), estiveram presentes para a celebração o Desembargador Ivanilton Santos da Silva, representando o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Gesilvaldo Britto e o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva .
A tradicional cerimônia militar aconteceu nesta terça-feira (11), às 10 h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por um navio da Marinha.
A Batalha Naval do Riachuelo – Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra do Paraguai com a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu na manhã de 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraguai, próximo à cidade de Corrientes, na Argentina. A guerra do Paraguai, para controle dos rios da bacia do Prata, estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.
O legado de atos heroicos, lições de determinação e amor ao país, foram deixados pela Batalha Naval do Riachuelo. Durante o combate, os protagonistas souberam dignificar, com extrema dedicação e coragem, o patriotismo.
Eventos da comemoração – No sábado (08), foi realizada ação ecológica de coleta de lixo nas praias e área marítima no entorno da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), prova de veleiros e apresentação da Banda de Música do Comando do 2º Distrito Naval.
Nos dias 08 e 09 de junho, foi liberada a visitação pública aos navios da Marinha, no Porto de Salvador, das 10h às 17h. Já no dia 10 de junho, o comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia realizaram aposição floral no Monumento Riachuelo, em homenagem aos heróis da Batalha Naval.