Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA participa de congresso sobre o uso de IA no Poder Judiciário 
23 de setembro de 2025 às 13:59
TJBA participa de congresso sobre o uso de IA no Poder Judiciário 

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, participa do Congresso “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), nos dias 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte. 

Também integram a comitiva baiana o Desembargador Paulo Jorge; a Juíza Assessora Especial da Presidência em Assuntos Institucionais, Rita Ramos; e o Juiz Auxiliar da Presidência no eixo da Tecnologia da Informação, Rodrigo Britto.   

O objetivo central da iniciativa é promover o entendimento e a aplicação das diretrizes da Resolução CNJ nº 615/2025, que trata da promoção da inovação tecnológica e da eficiência dos serviços judiciários de modo seguro, transparente e ético.  

Os painéis, os debates e as oficinas do congresso propõem uma discussão ampla e aprofundada sobre os desafios e as perspectivas do uso da IA no Poder Judiciário. As discussões ressaltam que o uso da tecnologia deve ser baseado no respeito aos direitos fundamentais e aos valores democráticos.   

“A inteligência artificial está na nossa vida cotidiana e já se tornou essencial no Judiciário. É, portanto, um desafio muito grande que temos pela frente e este congresso contribuirá para que possamos chegar a uma uniformidade e a uma cooperação de boas práticas no uso da IA”, destacou o Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Desembargador Federal Vallisney Oliveira, durante a abertura do evento.   

A participação da Desembargadora Presidente no evento vai de encontro com uma das Diretrizes de sua gestão: o fomento e a utilização de tecnologias, inclusive as emergentes, como inteligência artificial e automação, bem como as boas práticas. A diretriz busca agilizar e melhorar a prestação jurisdicional e a qualidade das decisões judiciais.  

O encontro reúne magistrados(as) federais e estaduais, servidores(as) e representantes de outros órgãos públicos como Ministério Público da União, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública da União e Polícia Federal.   

O congresso é promovido em parceria entre o TRF6 e a Escola de Magistratura da 6ª Região, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e do Centro Universitário Dom Helder.  

Texto publicado: Ascom TJBA