Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA participa do VI Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília  
13 de setembro de 2024 às 10:29
TJBA participa do VI Encontro Nacional sobre Precedentes Qualificados na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília  

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da 2ª Vice-Presidência e da Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas, participou do VI Encontro Nacional sobre “Precedentes Qualificados: Construção Cooperativa do Sistema de Precedentes”, que aconteceu em Brasília, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), nos últimos dias 9 e 10 de setembro.  

Precedentes qualificados são enunciados que resumem a jurisprudência dominante do Tribunal. Nesse sentido, o VI Encontro Nacional objetivou estabelecer a cooperação entre os Tribunais e os Órgãos do Poder Judiciário, a fim de fortalecer a cultura de precedentes.

“Havia representantes da magistratura estadual, federal e trabalhista de comissões de precedentes e ações coletivas. A boa aplicação dos precedentes qualificados visa à uniformização dos julgamentos, à maior segurança jurídica e à maior celeridade no julgamento das demandas”, afirma o Desembargador Antonio Adonias, Presidente da Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas do TJBA.

Outra finalidade do evento é difundir o conhecimento sobre o sistema de precedentes nos tribunais, permitindo o aperfeiçoamento das técnicas na sua aplicação, além de disseminar e compartilhar conhecimentos para implementar e fortalecer a cultura de precedentes no sistema processual brasileiro. Para a Juíza Sílvia Lúcia Bonifácio Andrade Carvalho, Assessora Especial da 2ª Vice-Presidência, o encontro “oferece ao TJBA a oportunidade de aperfeiçoar suas práticas e alinhar-se às mais elevadas diretrizes nacionais. A interação e o intercâmbio de experiências enobrecem nossa atuação, sempre em prol da contínua excelência e do aprimoramento da justiça”, garante a Magistrada.

Por parte do TJBA, também estavam presentes a Diretora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPNAC), Líbia Maria Almeida de Andrade Figueiredo Lima; e o Assessor da 2ª Vice-Presidência, Tácio Goes Gama.      

Tal evento foi uma realização conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TST, com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Na abertura do seminário, o Presidente do TST, Ministro Lelio Bentes Corrêa, lembrou que, em 2023, o Poder Judiciário recebeu 35 milhões de processos novos, 9,4% a mais que no ano anterior e maior número da série histórica de quase 20 anos.  

Leia mais sobre o evento aqui  

Descrição da imagem: da esquerda para a direita, a servidora Líbia Maria Lima, Diretora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas; o Desembargador Antonio Adonias, Presidente da Comissão Gestora de Precedentes e Ações Coletivas; a Juíza Sílvia Lúcia Bonifácio, Assessora Especial da 2ª Vice-Presidência; e o servidor Tácio Goes, Assessor da 2ª Vice-Presidência [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA