Escultor, Pintor, Desenhista, Artista Plástico e Poeta brasileiro. Mário Cravo Júnior, falecido no último dia 1º de agosto, fez parte da primeira geração de artistas plásticos e foi o último expoente da geração de artistas modernistas da Bahia. Nascido em Salvador, Mário Cravo Júnior ainda era estudante do Colégio Antônio Vieira quando descobriu a habilidade para o desenho. Mais tarde, desenvolveu o gosto pela escultura.
As obras do Artista estão eternizadas em museus e espaços abertos no Brasil e no exterior. Na capital baiana, o talento de Mário Cravo Júnior está espalhado pela cidade, embelezando os espaços.
É de sua autoria a escultura de Ruy Barbosa, no Fórum de Nazaré, e o monumento inaugurado em 2010 e localizado na entrada principal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em homenagem aos 400 anos de instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil.
A solenidade em comemoração aos 400 anos do TJBA, realizada na gestão da Desembargadora Telma Britto (2010-2012), foi aberta pelo Presidente da Comissão de Memória do Tribunal à época, Desembargador Antonio Pessoa Cardoso. O planejamento e as ações para as comemorações dos 400 anos do Tribunal tiveram início durante a gestão da Desembargadora Sílvia Zarif (2008-2010).
O Desembargador Lidivaldo Reaiche, então Procurador-Geral de Justiça do Estado, integrou a Comissão de Memória do Tribunal de Justiça e esteve presente à celebração de aniversário do TJBA.
Confira, abaixo, o áudio do Desembargador Lidivaldo Reaiche:
Desembargador Lidivaldo Reaiche
Na cerimônia, o Artista Plástico foi recebido pelo Desembargador Antonio Pessoa Cardoso. “O monumento é o único do seu acervo que permite o cidadão interagir com a peça e isso é motivo de orgulho para o Tribunal de Justiça”, afirmou o Desembargador durante a inauguração da obra.
Segundo Mário Cravo Júnior, a escultura na entrada do TJBA foi criada após um longo estudo dos aspectos históricos que envolvem a criação do primeiro Tribunal da Relação no país, em 1609.
“Uma obra de arte só ganha sentido quando o espectador a observa com sensibilidade e imaginação. No caso dessa escultura, os aspectos históricos também são marcantes, o que confere à obra todo o sentido que deve ter para representar um momento tão importante da história da Justiça no País”, afirmou o Artista em cerimônia de inauguração da escultura.