O Conselheiro do CNJ e Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), José Edivaldo Rocha Rotondano, representou a Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, na cerimônia de concessão da Comenda 2 de Julho ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presídio. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no dia 18 de setembro, quinta-feira.
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, a Comenda é a mais alta honraria concedida pela Alba a personalidades que contribuíram, de forma relevante, para o desenvolvimento político e administrativo do estado e do país. Sobre a honraria, o Desembargador Rotondano destacou: “essa homenagem é um reconhecimento do trabalho e do grande homem que é o Conselheiro Marcus Presídio. Uma pessoa que honra o Tribunal de Contas do Estado e que, sempre, teve uma carreira pautada na lisura e na dignidade. É o coroamento de uma profissão e de um legado que sempre honrou e continuará honrando a Bahia e o Tribunal de Contas.”
Recepcionado na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, ao som dos tambores da Banda Yayá Muxima, o Presidente do TCE seguiu para o Plenário Orlando Spínola, onde a Presidente da Alba, Deputada Ivana Bastos, conduziu a Sessão Especial.
A Mesa de Honra foi composta, além da Deputada Ivana Bastos e do Desembargador Rotondano, pelo Vice-Governador Geraldo Júnior, representando o Governador Jerônimo Rodrigues; pelo Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia; pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; pela Defensora Pública Geral do Estado, Camila Canário; pelo Presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-BA), Conselheiro Francisco Netto; pelo Procurador-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), Rafael Mattos, representando a Presidente da Ordem, Daniela Borges; pelo Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso; e pelo proponente da honraria, Deputado Marcelinho Veiga.
Em seu discurso emocionado, o Conselheiro do TCE relembrou sua trajetória iniciada aos 15 anos de idade como office-boy da Alba. “Foram, ao todo, 32 anos de serviços prestados, marcados por esforço, disciplina e minha paixão por tudo que faço. Olhando para trás, vejo que essa jornada me ensinou que a grandeza não está no ponto de chegada, mas, sim, na dignidade com que se percorre o caminho.”
Amigo do homenageado, o Deputado Marcelinho Veiga parabenizou o Conselheiro Marcus Presídio e ressaltou que “o objetivo da Comenda 2 de Julho é homenagear personalidades que têm contribuição para o nosso estado. Hoje, a gente homenageia esse grande amigo, esse grande ser humano e grande conselheiro, que, há anos, vem contribuindo muito com a Bahia.”
A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de muitas autoridades. Do Judiciário baiano, prestigiaram a cerimônia: o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank; o Ex-Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco; a Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; o Desembargador Jatahy Júnior; o Desembargador Mário Albiani Júnior; o Desembargador Ricardo Regis; e o Desembargador Antonio Adonias. O Assessor Especial da Presidência, Juiz Gustavo Teles, também, prestigiou a solenidade.
Durante a sessão solene, foi exibido um vídeo do Governador Jerônimo Rodrigues, felicitando o homenageado. A solenidade teve a participação do líder espiritual e fundador da Cidade da Luz, José Medrado. Ao final da cerimônia, o Coral Legislativo entoou o Hino ao 2 de Julho.