Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA promove a 7ª Feira da Sustentabilidade no prédio-sede até quarta-feira (07)
6 de junho de 2023 às 17:10
TJBA promove a 7ª Feira da Sustentabilidade no prédio-sede até quarta-feira (07)

A 7ª Feira da Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ocorre até a quarta-feira (07), das 08h às 17h, na Praça de Serviços do edifício-sede, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Promovido pelo Núcleo Socioambiental em parceria com a Assessoria de Ação Social (AAS) – setor ligado à Presidência do TJBA –, o evento conta com diversos expositores, além de pontos de coleta reciclável e de doação de roupas, apoiando a economia circular.  

Na segunda-feira (05), a Fundação Vovó do Mangue e a Caravana da Mata Atlântica promoveram uma apresentação musical sobre o tema do meio ambiente. E a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) realizou uma doação de mudas para os servidores, a fim de estimular a plantação.   

As obras feitas a partir do lixo recolhido em praias, do Artista Plástico André Fernandes, estão em exposição no átrio do TJBA, até quarta-feira (07), como parte da Feira da Sustentabilidade. A ação é uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.       

Como parte da iniciativa, a AAS promove a Campanha ‘Recicláveis Social’, incentivando servidores, estagiários e colaboradores a recolher materiais recicláveis para o descarte adequado junto às instituições parceiras na Praça de Serviços do TJBA. 

Recicle e ressignifique 

O projeto Vale Luz está recebendo garrafas PET e latas de alumínio para reciclagem. Quem entregar, no mínimo, cinco itens poderá testar seus conhecimentos sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável em troca de copos e sacolas verdes.  

O TamPet recolhe tampas de garrafa PET para financiar a castração de animais em situação de rua. Os materiais coletados são vendidos para cooperativas de reciclagem e o valor arrecadado é revertido em benefício da causa animal.  

As roupas que não servem mais ou não são usadas também podem ter um destino mais sustentável. O projeto Humana Brasil recolhe doações e disponibiliza as roupas no brechó da instituição, localizado na Rua Direita da Piedade, no Centro, em Salvador. O dinheiro arrecadado a partir das vendas é revertido para ajudar 50 mil famílias, além de projetos sociais em todo o país.  

Além do ponto de coleta de roupas na Feira da Sustentabilidade, a instituição também está expondo o resultado de uma iniciativa de agricultura familiar que atende mulheres quilombolas, no Recôncavo baiano, produtoras de bala de jenipapo, banana chips e outros alimentos.  

Preservando a natureza 

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participa com um estande na Feira da Sustentabilidade, distribuindo mudas de plantas oriundas do tratamento dos resíduos do Aterro Sanitário Metropolitano Centro, na capital, a fim de promover conversas sobre sustentabilidade e governança no ambiente de trabalho.  

O Projeto Tamar também faz uma exposição no evento, a fim de promover uma conscientização coletiva sobre a conservação das tartarugas marinhas. Existem sete espécies no mundo e cinco são encontradas no Brasil. Dessas, quatro fazem ninhos na Bahia. Pensando na importância de engajar o público com projetos locais, o Programa Ser, em parceria com o Tamar, oferece 50% de desconto aos servidores ativos e aposentados nas visitas ao espaço do projeto na Praia do Forte.  

Descrição da imagem: Desembargadora Maria de Fátima com representantes de projetos sociais da Ufba [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem