O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G), da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) e do Fórum Permanente de Justiça Restaurativa, a primeira parte teórica do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, Turma Outubro/2024.
A formação, ministrada pela Juíza e Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Cristiane Menezes, e pela Servidora Miriam Santana, Coordenadora do NJR2G, ocorreu de 16 a 18 de outubro, de maneira presencial, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala 309 do anexo II do edifício-sede. A Presidente do NJR2G, Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, palestrou no segundo dia de aula para a turma.

A Servidora Miriam Santana comemorou a conclusão positiva da primeira fase do curso. “Fechamos essa primeira etapa com grandes perspectivas. Foi mais uma formação que a gente finaliza com êxito. O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau fica muito contente com todas essas ações, porque estamos colocando à disposição novos facilitadores, muito em breve, e que continuarão esse trabalho em busca da pacificação social e dessa mudança de cultura que o ciclo de construção de paz defende.”
A ação contemplou 18 pessoas, de diferentes gêneros, sexualidades, religiões, com deficiências ou não, de dentro e fora do TJBA. Teve como objetivo formar facilitadores capazes de aplicar a técnica com segurança, em diversos contextos temáticos, de forma preventiva ao conflito, fortalecendo a utilização de diálogos empáticos e solidários para a construção de uma cultura de paz.
“Nosso desejo é que essa cultura de paz tome um corpo e uma confiança das pessoas. E que os nossos servidores estejam sempre confiantes de que essa prática é uma metodologia, mas, é antes de tudo, uma prática relacional que melhora as relações internas e externas. Então, acreditamos muito no que fazemos”, disse a Juíza Cristiane Menezes.
A próxima etapa consiste em um estágio supervisionado pelo NJR2G, no qual cada cursista deve realizar no mínimo seis círculos de construção de paz não conflitivos, em dupla.
Descrição da imagem: A Desembargadora Joanice Guimarães, a Juíza Cristiane Menezes e a Servidora Miriam Santana, junto a turma do Curso de Formação de Facilitadores. No chão, ao centro, um círculo de construção de paz [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem