O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realizou, por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ), uma palestra no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). A exposição disseminou a importância da cooperação judiciária entre os futuros profissionais do Direito e proporcionou conhecimentos que podem contribuir para a implementação de boas práticas no sistema Judiciário. O evento aconteceu no auditório da Unijorge, no dia 31 de agosto, às 10h.
Durante a palestra, conduzida pela Supervisora e pela Coordenadora do NCJ, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos e Juíza Rita Ramos, respectivamente, foi explorada uma perspectiva abrangente da cooperação judiciária e das repercussões na sociedade. A Desembargadora Lisbete partilhou sua experiência e conhecimento. A Magistrada destacou como a colaboração, entre distintas entidades e setores, pode aprimorar, substancialmente, o sistema de justiça, resultando em maior eficácia nos procedimentos judiciais.
A Juíza Rita Ramos fez uma abordagem prática e exemplificou casos nos quais a cooperação entre diferentes instâncias judiciárias e instituições foi fundamental para garantir uma administração mais célere e eficaz da justiça.
Além das palestrantes, participaram do evento a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental do Judiciário baiano, e o Secretário Judiciário do TJBA, Marcos Vinicio Brasil Alcântara.
A abertura ficou a cargo do Professor Luís Carlos Laurenço, Coordenador do Curso de Direito da Unijorge, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para enriquecer a formação dos estudantes e incentivá-los a se tornarem agentes de transformação no sistema jurídico.
Com a presença de mais de 160 alunos da instituição, com participação ativa, e de diversos convidados, o evento tornou-se um espaço de aprendizado e de troca de conhecimentos, proporcionando uma visão abrangente sobre a cooperação judiciária e sua relevância para o aprimoramento do sistema legal.
O Tribunal de Justiça da Bahia, por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária, reafirma o compromisso de promover a disseminação de conhecimento e a aproximação entre a academia e o Judiciário, acreditando que essa interação é essencial para o fortalecimento do sistema de justiça como um todo. O diálogo realizado na Unijorge se consolida como mais um passo na direção de um sistema judiciário colaborativo, moderno e eficiente.
O Núcleo tem a finalidade de sugerir diretrizes gerais, harmonizar rotinas e procedimentos de cooperação, além de consolidar os dados e as boas práticas. Mais informações sobre cooperação judiciária podem ser acessadas, ainda, na página do NCJ, no portal do TJBA.
Descrição da imagem: Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos {Fim da descrição}.