Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA promove seminário “A Revolta dos Malês sob a lente da Paleografia” em setembro
20 de agosto de 2025 às 11:31
TJBA promove seminário "A Revolta dos Malês sob a lente da Paleografia" em setembro

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove, na tarde do dia 18 de setembro, o seminário “A Revolta dos Malês sob a lente da Paleografia”. Uma iniciativa da Comissão Permanente de Gestão da Memória e do Fórum Permanente de Memória da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), o evento será realizado na sala 309 do anexo II do prédio-sede do TJBA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

O seminário visa rememorar os 190 anos da Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador no ano de 1935, reconhecida como um dos mais significativos e relevantes movimentos de escravizados e libertos muçulmanos na história do Brasil. O evento refletirá a importância histórica desse movimento e os impactos da Revolta na sociedade atual. 

O encontro terá apresentação musical do Coral do TJBA e palestra ministrada pela Professora Alícia Duhá Lose, paleógrafa com vasta experiência na análise de documentos históricos sobre o tema. Os interessados em participar devem se inscrever aqui.  

Compõem a Mesa de Honra do evento: a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do TJBA; o Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão Permanente de Gestão da Memória; o Desembargador Jatahy Junior, Diretor-Geral da Unicorp-TJBA; e o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Ouvidor Judicial.   

  

Sobre a palestrante - Professora Titular do Instituto de Letras (disciplinas de Paleografia, Diplomática, Ecdótica e Filologia textual) e Professora Permanente dos Programas de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Estudos Linguísticos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É bolsista de Produtividade e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciada em Letras Vernáculas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre e Doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-Doutoramentos em Letras (Filologia) pela Universidade Federal da Bahia; em História (Relações Internacionais) pela Universidade de Brasília (UnB); em Paleografia e Diplomática na Universidade de Coimbra e em História da Cultura Escrita pela Universidade de Évora.  

Texto publicado: Ascom TJBA