Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA publica tutorial de como aplicar a Linguagem Simples no cotidiano; projeto promove a comunicação didática e aproximação entre cidadão e Judiciário
15 de setembro de 2023 às 8:13
TJBA publica tutorial de como aplicar a Linguagem Simples no cotidiano; projeto promove a comunicação didática e aproximação entre cidadão e Judiciário

Com o objetivo de reforçar a utilização da Linguagem Simples dentro do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lança o tutorial em vídeo com 6 passos para aplicar a Linguagem Simples. Em apenas um minuto e 20 segundos, o telespectador aprenderá a levar a informação ao usuário de forma simples e objetiva, permitindo a compreensão e reduzindo a necessidade de intermediários. A ação conta com o apoio da Presidência do TJBA, na pessoa do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.   

“A Linguagem Simples é muito importante para reforçar a ideia de cidadania. O cidadão é o nosso destinatário, então, como queremos que ele nos entenda, falamos a sua linguagem. Este é o foco e o objetivo do Projeto Linguagem Simples”, declarou a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Presidente do Grupo de Trabalho da Linguagem Simples e Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição. 

 

 

O Projeto Linguagem Simples foi instituído no PJBA, em parceria com o Laboratório de Inovação Aurora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT+), em atendimento à Lei Federal nº 13.460/2017 e à Resolução nº 325/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

A iniciativa atende ao macrodesafio de fortalecimento da relação institucional do Poder Judiciário com a sociedade, adotando linguagem de fácil compreensão, promovendo uma comunicação objetiva e ágil. 

O TJBA divulga as ações realizadas e a importância da necessidade de utilizar a linguagem simples. No ano corrente, lançou o primeiro episódio do podcast ‘Linguagem Simples’, na rádio Web TJBA, com a participação da Desembargadora Cynthia Resende. No programa, foram abordados os principais fundamentos do projeto. Cabe salientar que em maio de 2023, o Grupo de Trabalho da Linguagem Simples, lançou uma página com orientações gerais sobre a Linguagem Simples e os seus benefícios, além de um guia com instruções para implantação dessa técnica no cotidiano de trabalho do Judiciário. 

 

Saiba mais 

Linguagem Simples: Iniciativas do TJBA serão usadas de modelo pelo CNJ para outros tribunais 

Linguagem Simples: Segundo episódio do podcast do TJBA pauta acessibilidade e inclusão 

 

Descrição da imagem: Foto da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende {fim da descrição}   

 #pratodosverem #pracegover    

Texto publicado: Ascom PJBA