O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu quatro medalhas durante a solenidade em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares de todo o Brasil. A cerimônia aconteceu na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, nesta terça-feira (30). As comemorações pelos 194 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), completados em 17 de fevereiro deste ano, foi prestigiada por autoridades civis e militares.
Os Desembargadores do TJBA Ivanilton Santos da Silva e Aracy Lima Borges e os Juízes Marta Moreira Santana, da Corregedoria Geral da Justiça; e José Goes Silva Filho, da Vara da Fazenda Pública de Juazeiro; integraram a lista das 259 autoridades homenageadas com a entrega de Medalhas de Mérito.
Maior condecoração da PMBA, a Medalha do Mérito Policial Militar foi entregue a 18 militares que se destacaram pelas inestimáveis contribuições feitas à causa pública, pelo excepcional desempenho profissional e, também, pela relevância para o engrandecimento e renome da Polícia Militar da Bahia.
Durante a solenidade, também foram entregues 241 medalhas do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, uma honraria concedida às autoridades civis, militares e eclesiásticas em reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.
O Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, marcou presença na cerimônia, ao lado dos representantes das Forças Armadas, do Comandante-Geral da Polícia Militar Anselmo Brandão e do Governador Rui Costa.
As medalhas foram entregues aos Desembargadores e Juízes pelo Comandante-Geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão. Também foram homenageados os 100 Policiais integrantes do Comando de Policiamento Especializado da PMBA que se destacaram na missão realizada no Ceará, no início deste ano.
Quem exibiu a Medalha, não escondia a satisfação e contentamento de participar das comemorações dos 194 anos da PM. Uma honra para o Tribunal de Justiça da Bahia, o mais antigo das Américas.
O Desembargador do Tribunal do Trabalho da 5ª Região (Bahia) e membro do Conselho Nacional de Justiça, Conselheiro Valtércio Ronaldo de Oliveira, também participou da cerimônia ao lado de autoridades do Poder Legislativo Municipal e do Ministério Público do Estado da Bahia. Com 30 anos de atividade na magistratura, o Desembargador Valtércio já presidiu o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região. Durante a solenidade, o Conselheiro destacou a importância de Tiradentes, o Patrono das Polícias Militares de todo o Brasil.