O Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), promove entre os dias 5 a 8 de novembro, uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea. O objetivo é abastecer o estoque de sangue do Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Governo do Estado da Bahia).
A ação será realizada na unidade móvel do Hemoba, no estacionamento do edifício-sede do TJBA, das 8h às 17h. Na ocasião, uma equipe do Planserv vai prestar orientações médicas para os servidores.
Para contribuir com a campanha, é preciso apresentar um documento oficial com foto, válido no território nacional. Além disso, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos. No caso de menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado por um responsável legal.
Orientações para a doação– O doador não deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, deve estar descansado, em boas condições de saúde, ter peso superior a 50kg, estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar o período de duas horas.
Ficam impedidos temporariamente de doar sangue pessoas que estejam gripadas, resfriadas ou com febre. Nesses casos, é preciso aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Quem fez tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação) ou exames/procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses também não podem. Assim como mulheres grávidas ou que estejam no período pós-gravidez (90 dias para o parto normal e 180 dias para cesariana) e amamentando. Além disso, pessoas que passaram por situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis também não podem participar da ação.
Nem todas as pessoas estão aptas a doar sangue. É o caso de quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade; possui evidência clínica laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como a hepatite B e C, HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II, doenças de chagas, sífilis e faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
Medula Óssea
Já para fazer parte do cadastro de medula óssea é preciso ter idade entre 18 e 55 anos, ter boa saúde, preencher um formulário com dados pessoais e realizar a coleta de amostra de sangue para teste de compatibilidade. Os dados serão armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
A ação é promovida pelo Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores do Tribunal, em parceria com Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp). O Comitê Gestor do TJBA, presidido pela Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, foi instituído pelo Decreto Judiciário nº 291, de 20 de abril de 2016, disponibilizado no Diário de Justiça Eletrônico nº 1.652, de 25 de abril de 2016, com composição modificada pelo Decreto Judiciário nº 140, de 29 de março de 2019, disponível no Diário da Justiça Eletrônico nº 2.349, de 1º de abril de 2019.