Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA reciclou 28 toneladas de resíduos em 2024; campanha de sustentabilidade reforça avanços do tribunal baiano  
4 de agosto de 2025 às 9:56
TJBA reciclou 28 toneladas de resíduos em 2024; campanha de sustentabilidade reforça avanços do tribunal baiano  

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, reciclou 28 toneladas de resíduos no ano de 2024. Alinhada ao plano de descarbonização do TJBA, essa iniciativa visa ao reaproveitamento dos materiais descartados, transformando-os em produtos utilizáveis, evitando o desperdício e reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas.   

Na capital, todos os fóruns já realizam a coleta seletiva. As Varas descentralizadas com interesse em adotar a prática podem entrar em contato com o Núcleo Socioambiental, a fim de requererem a implantação pela Recicle Já Bahia, projeto da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) que promove a coleta seletiva em órgãos públicos. No interior, as unidades devem buscar suporte da Coordenação das Unidades Descentralizadas (CDESC) que auxilia na aquisição de equipamentos da coleta seletiva e analisa o potencial da destinação dos resíduos para a parceria da Recicle Já Bahia ou por parceria local, com suporte da Diretoria de Serviços Gerais (DSG).  

Servidores e magistrados podem colaborar com a reciclagem dos materiais no TJBA. Abaixo, saiba como.  

  • Ecopontos – localizados na sede do Tribunal, nos fóruns da Capital e no Centro Logístico de Mussurunga. Aceitam doações de plásticos, óleo de cozinha, buchas de prato e resíduos eletrônicos 
  • Caminhão do Projeto Vale Luz – localizado no estacionamento do prédio-sede do TJBA a cada 15 dias, em uma segunda-feira. Coleta papéis, plásticos, latas, óleo de cozinha e vidros.  
  • Baldes de lixo distribuídos nas salas onde já tem a coleta seletiva implantada, com a diferenciação dos baldes azuis (papéis recicláveis) e dos baldes pretos (lixo orgânico).  

Campanha    

Com o objetivo de sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o Tribunal de Justiça da Bahia trabalha com a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”   

A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, através de outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.     

Nas rádios, o spot divulga o Projeto TJBA Carbono Zero e destaca as ações sustentáveis realizadas pelo Tribunal, como o uso de lâmpadas led e a implantação de usinas solares.  

Saiba mais sobre a redução do uso de descartáveis no TJBA 

Texto publicado: Ascom TJBA