A Universidade Corporativa (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu, nos dias 19 e 20 de novembro, a 3º etapa do Programa de Capacitação de Prevenção ao Abuso de Substâncias Psicoativas para Facilitadores do Núcleo de Justiça Restaurativa da Vara dos Juizados de Ipiaú. Esta etapa objetivou fornecer o feedback da Visita Técnica realizada na 2ª etapa, em forma de Parecer Técnico, para os Centos de Recuperação Impacto e Graça e Paz e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), atuantes em Ipiaú. Além disso, visou a proporcionar a integração entre a Rede Comunitária e a Rede Territorial, qualificando-as para a abordagem aos usuários de substâncias psicoativas para que estes aceitem e busquem essas redes para o tratamento contra o uso de drogas.
A Juíza Titular da unidade, Janine Soares de Matos Ferraz, avalia que esta terceira etapa encerra uma capacitação integral, que envolveu instituições, órgãos e comunidade em um diálogo qualificado, necessário e transformador da realidade social. Ademais, salientou o papel da Unicorp na promoção do conhecimento, imprescindível ao próximo passo institucional – a instalação do Núcleo de Justiça Restaurativa e Comunitária da Comarca de Ipiaú, junto à Vara do Sistema dos Juizados Especiais.
A palestrante do curso, a Psicóloga Aracely Schettine Paiva, Técnica em Dependência Química e em Coordenação de Terapêuticas e Especialista em Saúde Mental, afirmou, durante o evento, que o usuário “precisa ser cercado de oportunidades e ofertas de cuidado para que só então se sinta apoiado e fortalecido para a mudança”. Destacou também que a Rede Comunitária e Territorial será este caminho que favorecerá o resgate de suas vidas e a diminuição de suas dores.
Estiveram presentes: representantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); da Atenção Básica da Saúde; do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); dos Agentes Comunitários de Saúde; do Conselho de Saúde; e do Setor de Psiquiatria do Hospital Prado Valadares em Jequié. Compareceram também: profissionais ligados às terapias de cuidado, a equipe do CAPS I e dos Centros de Recuperação Impacto e Graça e Paz.
Unicorp – A Universidade Corporativa do TJBA constitui uma prioridade da gestão do Presidente, Desembargador Gesivaldo Britto. Unidade vinculada à Assessoria Especial da Presidência II Assuntos Institucionais (AEP II), cuja coordenação cabe à Juíza Rita Ramos, a Unicorp possui como propósito o planejamento, a consolidação e a expansão do sistema integrado de educação corporativa. Sua atuação foca na formação e aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores, bem como na Gestão do Conhecimento, alinhando-se às diretrizes e aos objetivos estratégicos do TJBA.