Transformação a partir do conhecimento, formação continuada e democratização do acesso ao saber. Baseado neste tripé, a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA) acaba de concluir mais uma etapa do seu processo de expansão.
No último dia 7, em Juazeiro, a 500 quilômetros de Salvador, foi instalado o Polo do Norte, a sexta unidade avançada da escola. No fórum local, serão ministradas aulas presencias para magistrados e servidores de mais 32 comarcas.
O projeto concebido na atual gestão consiste na promoção de cursos e seminários presenciais nas sedes dos polos regionais. Anteriormente, magistrados e servidores das comarcas no interior do estado participavam de ações educativas realizadas em Salvador apenas na modalidade de ensino a distância.
Neste processo, outros cinco polos foram inaugurados. São eles:
Salvador, por sua vez, foi transformada em sede do Polo Metropolitano, que reúne mais 13 comarcas. Todo o projeto estratégico de ampliação de educação permanente no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia foi iniciado com a publicação da Portaria número 41, de 18 de julho de 2024.
“A implementação do Polo do Norte é mais um passo decisivo na democratização do acesso à educação continuada no âmbito do nosso tribunal”, disse o Diretor-Geral da Unicorp-TJBA, Desembargador Jatahy Júnior, em breve discurso, durante a instalação da unidade em Juazeiro.
“Contamos com todo o apoio da Presidente Cynthia Resende, demais desembargadoras e desembargadores, juízes e juízas, servidores e servidoras para reafirmar o nosso papel institucional que visa a promoção de um Judiciário mais moderno, inclusivo e eficiente, no qual a educação permanente é ferramenta de transformação”, completou o Desembargador Jatahy Júnior, referindo-se ao trabalho desenvolvido para a instalação das unidades.
A primeira atividade do Polo do Norte foi iniciada logo após a solenidade. O curso “Inovações tecnológicas aliadas à prática jurisdicional”, com carga de 40 horas/aula, foi ministrado no Salão do Júri da Comarca, pelos juízes Eduardo Camillo e Rodrigo Britto e pela advogada Maria Clara Seixas. O mesmo curso já foi ministrado em todas as outras unidades, presencialmente.


