Unidades do 1º Grau do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) de Salvador passam a utilizar, a partir de hoje, 31 de agosto, o sistema Exaudi para gestão de acervos processuais. O Exaudi está em teste desde 14 de maio em nove unidades judiciais, escolhidas para avaliarem o uso do sistema, que já funciona no 2º Grau e agora foi ampliado.
Ligado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do PJBA, o Exaudi foi desenvolvido para facilitar o trabalho de gestão de acervos processuais nos dois graus de jurisdição, e conta com relatórios e painéis gráficos, para acompanhar o fluxo de processos dos gabinetes dos Magistrados. O sistema fornece informações detalhadas sobre rotinas, processos, normas e pendências.
A instalação do sistema está sendo coordenada pela Secretaria Judiciária (Sejud) por meio da Diretoria de Primeiro Grau (DPG), sendo que a primeira fase de instalação segue até o final do ano, com 15 unidades em cada fase, que deve iniciar a cada 15 dias. Logo depois, as unidades do interior vão receber o sistema, com cronograma dividido por Comarca.
Para ser responsável por fazer a gestão do sistema, foi instituído, por meio do Decreto Judiciário nº 766 de 29 de novembro de 2019, o Grupo de Trabalho, composto pelo Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, Presidente do Grupo; Bianca Serra Araújo Henkes, Secretária Judiciária; Thais Fonseca Felippi Pimentel, Diretora de Primeiro Grau; Mariana do Rosário Caires Alves de Moradillo, Chefe de Gabinete, representando a 1ª Vice-presidência; e Libia Maria Almeida de Andrade, assessora técnico-administrativa, representando a 2ª Vice-presidência.
Além disso, também fazem parte: Luiz Filipe Sá de Freitas, Assessor de Desembargador, representando a Primeira Câmara Cível; Laila Neves de Souza Melo, Escrevente de Cartório, representando a Segunda Câmara Cível; Aline Guerra dos Santos, Chefe de Serviço, representando a Terceira Câmara Cível; Maria Paula Dias Carvalho Blumetti Brito, Assistente de Gabinete, representando a Quarta Câmara Cível; Yuri Bezerra de Oliveira, Assessor de Desembargador, representando a Quinta Câmara Cível; Andrea Philipps de Figueiredo Sena, analista judiciária, representando as Câmaras Criminais; Ires Lino de Souza, assessora de Juiz; e Adnilson Costa Garrido Junior, Chefe de Seção, representando a Coordenação de Sistemas (Cosis).