Há pouco mais de um mês, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) ganhou um importante reforço no que tange ao fortalecimento da sua cultura organizacional: a Comissão Permanente de Ética. Integrado por magistrados(as) e servidores(as), o colegiado tem a finalidade de implementar e gerir o Código de Ética e Conduta dos Servidores e das Servidoras do Poder Judiciário da Bahia, bem como demais colaboradores(as) com esse vínculo.
A cerimônia de instalação contou com a presença da Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende que, na ocasião, externou seu contentamento e externou a relevância do órgão no sentido de contribuir para que a atuação do Tribunal baiano esteja sempre pautada por elevados padrões éticos em todas as suas áreas, atividades e relações institucionais.
“A missão da Comissão Permanente de Ética é estratégica para o nosso Poder Judiciário baiano, tanto com relação às suas atribuições, regimentalmente previstas, quanto ao desdobramento do trabalho contínuo de construção da cultura de integridade”, afirmou a Presidente.
À frente da Comissão, o Desembargador Renato Ribeiro Marques da Costa abordou o sentido da palavra ética durante o seu pronunciamento e, ao final, fez um convite aos presentes: “Convido todos a fazerem da ética uma prática natural do dia a dia, que possamos ser conhecidos não apenas pela competência técnica, mas também pela ética com que exercemos nossas funções, e que nossa conduta permaneça sendo o reflexo da justiça que queremos ver no mundo”.
Assista aos pronunciamentos na íntegra:
Para consulta e contato com a Comissão Permanente de Ética, os usuários podem utilizar os seguintes canais:
Telefone: (71) 3372-5177
E-mail: comissaodeetica@tjba.jus.br
Presencialmente: sala 305-B, anexo I do TJBA.
A Comissão conta, ainda, com uma página na qual estão reunidas todas as informações relativas ao trabalho desenvolvido, à legislação pertinente, ao canal de notícia (denúncias), às cartilhas e às campanhas orientativas.
Acesse tjba.jus.br/portal/etica/