Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Vitória da Conquista ganha um novo espaço de acolhimento para mulheres em situação de violência  
28 de agosto de 2025 às 11:58
Vitória da Conquista ganha um novo espaço de acolhimento para mulheres em situação de violência  

A Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e atual Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), representou o TJBA na inauguração do Núcleo VIVA (Vida, Integralidade, Valorização e Acolhimento), em Vitória da Conquista, no dia 22 de agosto, no fórum local.  

O Núcleo VIVA é fruto de uma parceria entre a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Vitória da Conquista e a Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA/IMS), por meio do projeto de extensão “Acolhimento e escuta interseccional para vítimas de violência doméstica”. Sob a coordenação da Professora Doutora Tarcísia Castro Alves, o espaço tem como proposta oferecer acolhimento humanizado e escuta qualificada às mulheres em situação de violência, incorporando uma perspectiva interseccional e decolonial.  

Além de traçar o perfil sociodemográfico das vítimas para subsidiar políticas públicas, o Núcleo busca a redução de danos e o fortalecimento da rede de proteção, com vistas à implementação de um centro integrado de atendimento. 

A iniciativa integrou a programação da 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, com o objetivo de reforçar as políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.  

O evento contou com rodas de conversa, atendimentos interinstitucionais e a participação de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias Especializadas, CRAV, Ronda Maria da Penha e Patrulha Rural, reafirmando o compromisso coletivo no enfrentamento à violência de gênero. 

A solenidade, também, contou com a presença dos Juízes Alerson do Carmo Mendonça, Mirna Fraga Souza de Faria e Elber Marcel Vieira Campos, que atuam nas Varas Especializadas em violência doméstica na comarca, além de autoridades locais.  

A presença da Desembargadora Nágila Brito e dos magistrados reforçou a importância da justiça com perspectiva de gênero e o papel do Judiciário baiano na valorização da vida, da dignidade e da proteção integral às mulheres, validando a relevância de iniciativas inovadoras como o Núcleo VIVA.  

Texto publicado: Ascom TJBA