Para incentivar o debate sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Coordenadoria da Mulher, compartilha uma lista de filmes que abordam o tema e de livros que falam sobre igualdade de gênero.
Acesse a lista de filmes, com a sinopse
Abaixo seguem os livros indicado pela Coordenadoria da Mulher:
Sejamos todos Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie
Americanah, Chimamanda Ngozi Adichie
Feminismo(s), Alice Biachini e Silvia Pimentel
O feminismo é para todo mundo, Bell Hooks
Coisa de menina, Maria Homem e Contardo Calligaris
O Segundo Sexo, Simone Beauvoir
Tantas que aqui passaram, Maria Luiza Machado
A sugestão desses filmes e livros acontece em função da XVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorreu do dia 20/08 a 16/08. O objetivo da ação é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços no julgamento dos casos de feminicídio e no andamento dos processos relacionados à violência contra a mulher.
Durante a Semana, o PJBA promoveu uma live sobre machismo estrutural e o novo crime de perseguição (acompanhe o evento aqui), além de colocar em pauta o assunto da violência doméstica por meio de cards no Instagram (@tjbaoficial) e matérias no site.
O Juiz Wagner Ribeiro da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Feira de Santana aborda a importância da ação.
“A população precisa ter a clareza que o Judiciário está muito preocupado e atento para essa questão (violência doméstica), não estamos deixando, em hipótese nenhuma, de lado”, destaca o Juiz Aroldo Borges, da Vara de Violência Doméstica da Comarca de Juazeiro.
O Magistrado ainda destacou a atuação da Rede de proteção no enfrentamento da violência:
As Semanas da Justiça pela Paz em Casa ocorrem em março – marcando o dia das mulheres; em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006); e em novembro – quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.