O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu, nos dias 26 e 27 de março, o 10º Encontro do Projeto Ampare, realizado no auditório I (sala 309) do Anexo II do edifício-sede da Corte. O evento, voltado aos estagiários de nível médio do Tribunal, teve como tema “Relações Saudáveis na Adolescência: Construindo Caminhos para um Futuro Livre da Violência Doméstica”.
Essa iniciativa é promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e realizada por meio da Codes e da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), em parceria com a Coordenadoria da Mulher.
O Projeto Ampare (Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminação e Violência de Gênero para Estagiários do TJBA) organiza encontros periódicos para discutir questões sociais de relevância pública. A ação, dessa vez, estimula a discussão e aumenta a conscientização sobre a importância de relacionamentos saudáveis entre adolescentes, com ênfase no respeito e na igualdade nas interações.
No primeiro dia do encontro, a Juíza do TJBA, Ana Cláudia de Souza, Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador e integrante da Coordenadoria da Mulher, ministrou uma palestra sobre os tipos de violência de gênero; as situações que se enquadram na Lei Maria da Penha; as medidas protetivas de urgência; e a atuação da Coordenadoria da Mulher do Judiciário baiano.
“Falar sobre esse tema não é fácil, mas sabemos que estamos falando com jovens estagiários de nível médio que sairão daqui com um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. Eles poderão, então, compartilhar as informações adquiridas e, ao fazer isso, podemos salvar vidas”, expressou a Juíza Ana Cláudia.
No segundo dia do Projeto, a servidora da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), Débora Nobre, abordou a temática dos relacionamentos abusivos. “Este trabalho é de caráter preventivo, voltado à educação contra a violência. Durante o encontro de hoje, nossa equipe buscou ter um bate-papo mais descontraído, com o objetivo de provocar os estagiários a refletirem sobre seu papel no combate à violência contra a mulher, tanto no presente quanto na vida adulta”, ressaltou Débora Nobre.
Para os participantes, o encontro foi especial. Analida Almeida, estagiária da Diretoria de Primeiro Grau (DPG), compartilhou sua experiência: “estou achando as palestras muito interessantes e informativas. Elas são extremamente importantes para conscientizar as pessoas”. Já Christian Figueiredo, estagiário do Gabinete do Desembargador Jatahy Júnior, externou a relevância do evento, especialmente por já ter vivido uma situação de tentativa de feminicídio em seu círculo próximo. “É importante falar sobre esses assuntos, para que possamos quebrar esse ciclo negativo da sociedade e transformá-lo”, afirmou o jovem.
Também participaram do evento as Assessoras do TJBA Renata Almeida, Ana Braga e Patrícia Oliveira; e como facilitadoras: Vanessa Cavalcanti, Fabiana Pithon, Flavia Nogueira Gomes e Lanai Santana.
Descrição: Estagiários sentados observando palestrante em pé, com microfone na mão, ao lado de projeção com logo da Coordenadoria da Mulher [fim da descrição]
#pracegover #pratodosverem