O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, na quarta-feira (12), a 1ª Capacitação Introdutória do Programa de Estágio de Nível Médio de 2025. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), e tem o objetivo de integrar os estudantes ao ambiente do tribunal.
“O estudante de nível médio é orientado para a prática profissional no tribunal, o que contribui, significativamente, para o seu desenvolvimento”, afirma a Coordenadora da Codes, Camila Gonçalves.
A capacitação visa proporcionar aos novos estagiários uma introdução ao mercado de trabalho, com foco na compreensão de seus direitos e deveres, na promoção de serviços públicos de qualidade e no comportamento adequado no ambiente profissional, além de prepará-los para as atividades no TJBA.
Também lotada na Codes, a servidora Débora Nobre enaltece a ação. “A capacitação desempenha um papel fundamental na formação de habilidades para o mercado de trabalho”.
A jornada aconteceu na sede do TJBA, em dois turnos: às 9h, para os estagiários do turno matutino; e às 14h, para os do turno vespertino. Os participantes foram apresentados ao Tribunal de Justiça, ao Programa de Estágio e suas especificidades, incluindo as atividades, as responsabilidades, as expectativas, os direitos e os deveres. Também foi abordado o Plano de Capacitação voltado ao desenvolvimento de qualificação, tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida pessoal.
Ian Santos, estagiário do Núcleo de Arrecadação e Fiscalização, compartilhou sua experiência. “A capacitação tem sido muito interessante e valiosa, ajudando-nos a adotar o comportamento adequado no ambiente de trabalho”, declarou.
.
Descrição: Servidora em pé conversando com estagiários que estão sentados [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem