Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
2ª edição do Prêmio Boas Práticas de Inovação celebra soluções criativas que aumentaram eficiência do Judiciário baiano  
13 de janeiro de 2026 às 14:09
2ª edição do Prêmio Boas Práticas de Inovação celebra soluções criativas que aumentaram eficiência do Judiciário baiano  

“A cerimônia de hoje premia as inovações que foram selecionadas por uma comissão como as mais relevantes para serem implementadas no Judiciário. Esse reconhecimento estimula a reflexão, a renovação das práticas e a atuação com maior eficiência no desempenho das funções”, declarou o Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que esteve representando a Presidente Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na abertura da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas de Inovação.  

Com o objetivo de dar visibilidade a iniciativas que otimizam a prestação jurisdicional e promovem uma gestão mais eficiente, humana e transparente para a sociedade, a premiação, realizada na segunda-feira (12), celebrou o talento e a dedicação de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que transformaram ideias em soluções para modernizar a Corte baiana.  

“O projeto visa que pessoas que trabalham dentro do sistema, como nós que integramos a justiça, conhecedores dos problemas e das dificuldades do trabalho cotidiano, possamos contribuir de alguma forma sugerindo ao Tribunal inovações do ponto de vista técnico e tecnológico”, pontuou a Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar.  

Confira a Galeria de Fotos do Evento

Promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM), a iniciativa reconheceu as melhores práticas conforme os critérios de inovação, eficiência, experiência do usuário, replicabilidade e sustentabilidade. “Esse evento reflete o compromisso da Presidente Cynthia com o fomento à cultura de inovação e tecnologia no Judiciário, contribuindo cada vez mais com a efetividade da prestação jurisdicional”, afirmou Ricardo Neri Franco, Secretário da SETIM.  

Integram a comissão julgadora: a Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar; o Juiz Rodrigo Souza Britto, Assessor da Presidência, Eixo Tecnologia e Dados; a Secretária-Geral da Presidência, Viviane da Anunciação Souza; o Diretor de Modernização, Fábio Martins da Silva; e o Professor Handerson Leite, do Instituto Federal da Bahia (IFBA).   

“A inovação não é um luxo; é uma necessidade urgente em tempos quando a sociedade exige uma justiça cada vez mais célere, acessível e humanizada”, destacou o Juiz Rodrigo Souza Britto.  

Com equipes de até cinco pessoas, as inscrições ocorreram pela internet e foram válidas todas as práticas implementadas nos últimos dois anos e ainda em funcionamento. Conheça os projetos vencedores desta edição:  

Ao fim da premiação, o Professor Handerson Leite proferiu a palestra “Inovação, Crescimento Sustentado e Papel do Estado”.   

Texto publicado: Ascom TJBA