Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa promove 276 audiências em processos de violência doméstica  
10 de dezembro de 2025 às 11:33
31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa promove 276 audiências em processos de violência doméstica  

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou 276 audiências em processos de violência doméstica durante a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Realizada entre 24 e 28 de novembro, a iniciativa contou com mutirão destinado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, além de atividades voltadas ao empoderamento e ao empreendedorismo.  

Nesta edição, cinco unidades judiciárias participaram do esforço concentrado: a 2ª, a 3ª, a 4ª e a 5ª Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador; e a 2ª Vara Criminal de Teixeira de Freitas. 

O mutirão é uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher, sob a liderança da Desembargadora Nágila Brito, em parceria com a Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau, que tem à frente a Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar, por meio da Diretoria do Primeiro Grau.      

No âmbito do TJBA, a 31ª Semana da Justiça pela Paz em Casa também contou com o “1º Prêmio de Jornalismo Narrativas que Salvam”. A premiação reconhece jornalistas que dão visibilidade, por meio de suas produções, a histórias de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.  

Durante o biênio 2024-2026, o Tribunal baiano promoveu seis edições da Semana da Justiça pela Paz em Casa (26ª, 27ª, 28ª, 29ª, 30ª, 31ª Semanas), nas quais foram pautados 2.904 processos e realizadas 1.399 audiências. 

Justiça pela Paz em Casa  

A Semana atende à iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Essa ação ocorre três vezes ao ano. A primeira em março, marcando o Dia das Mulheres; a segunda em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e a terceira em novembro, em razão do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela ONU.   

O programa também promove ações interdisciplinares cujo objetivo é dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta enfrentada pelas mulheres brasileiras.