Integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a rede Sinesp Infoseg é uma ferramenta de uso restrito aos profissionais de segurança pública, justiça, fiscalização e órgãos de controle, que permite a pesquisa inteligente de dados e informações referentes à indivíduos, veículos, armas e outras informações essenciais à tomada de decisão e uso nos processos investigativos e de inteligência.
A base de conhecimento é nacional, única e íntegra, dividida em tipos específicos, composta por:
1. Pessoas – Interpol, índice Nacional, Receita Federal CPF e CNPJ, condutores BNMP(CNJ), SUS, MTE, SISME (MERCOSUL).
2. Veículos – SINIVEM, SISME (MERCOSUL), OCR, placa, ANTT, Embarcações, Aeronaves.
3. Armas – SINARM (Polícia federal), SIGMA (Exército), SINAD, SISME (MERCOSUL), Desarma.
Sua abrangência funcional e tecnológica oferece soluções para abordagens preventivas e análises criminais, minimizando riscos e maximizando a efetividade do trabalho.
Fonte: https://www.cnj.jus.br/sistemas/infoseg/
A rede Sinesp Infoseg está disponível para concessão de acesso aos magistrados e servidores.
1. Acessar o link:
https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf
para cadastro na plataforma;
2. Preencher o formulário de cadastro
Atentar para:
Nome Completo: Em conformidade com o documento de identidade apresentado.
Fotografia: Padrão 3×4, de rosto, colorida, frontal, nítida, recente (menos de 5 anos), fundo branco, adequada para utilização em documento oficial (vide anexo).
Filiação completa: Nomes dos genitores. Em conformidade com o documento de identidade apresentado.
Telefone Autorizador: Deve ser o celular de uso pessoal do servidor.
E-mail: Deve ser um e-mail válido, preferencialmente funcional.
Nome Funcional: Nome pelo qual o servidor é chamado no órgão (nome de guerra).
Instituição de origem: Tribunal de Justiça – Não utilizar GOVERNO DO ESTADO.
Lotação: Local onde o servidor efetivamente trabalha. – Não utilizar GOVERNO DO ESTADO, este campo determina para qual usuário Cadastrador Autorizador será encaminhado o cadastro para análise e aprovação.
OBS: Seu preenchimento incorreto fará com que a solicitação de cadastro seja encaminhada Cadastrador Autorizador responsável por outra Estrutura Organizacional, o que poderá impossibilitar sua análise.
Caso seja necessário, orientar o usuário a realizar a correção de seu pré-cadastro, por meio do link enviado para o e-mail dele, informado na plataforma.
Matrícula Financeira/SIAPE: Somente para órgãos federais. Caso não possua, deve ser utilizada a matrícula do servidor.
Cargo: Em conformidade com o documento de identidade funcional apresentado, sem abreviaturas. Ex. Delegado de Polícia Civil, Inspetor de Polícia Civil etc.
Função: O que o servidor efetivamente realiza na unidade, sem abreviaturas. Ex. Analista de Inteligência, Corregedor etc.
Atenção: No campo Área de Interesse, selecionar “Atividade de Segurança Pública” e selecionar “Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJ” como lotação.
1. Documento de identidade.
2. Identidade Funcional ou documento oficial de nomeação (não é permitido crachá ou contracheque).
3. Comprovante de endereço que valide as informações prestadas (o comprovante pode não estar em nome da pessoa cadastrada).
4. Documento oficial que contenha o CPF (pode ser a funcional ou o RG).
Atenção: Para a aprovação do cadastro de servidor no sistema Sinesp/infoseg é necessária autorização expressa concedida pelo magistrado. A autorização deverá ser formalizada por meio de um documento assinado pelo magistrado concedendo a aprovação do pedido de acesso ao referido sistema, devendo tal documento ser anexado ao formulário de pré-cadastro.
Somente serão aprovados os pré-cadastros que estejam dentro dos padrões de preenchimento acima. Caso algum dado informado ou documento obrigatório esteja em desconformidade, a solicitação (pré-cadastro) será reprovada, informando os motivos. O usuário será comunicado automaticamente por e-mail sobre a reprovação e orientado a realizar uma nova solicitação, que passará por um novo processo de análise.
Após a aprovação do cadastro, o usuário terá acesso à plataforma Sinesp mas ainda não terá acesso à solução Sinesp Infoseg. Para isto, será necessário que o próprio usuário solicite acesso, por meio do menu: SISTEMAS – SOLICITAÇÃO DE ACESSO. A solicitação de acesso será encaminhada para um Cadastrador Infoseg responsável pela Estrutura Organizacional da qual o usuário faz parte.
O usuário poderá solicitar nova senha clicando em “Esqueci a senha” na tela inicial do Sistema, uma senha provisória será remetida ao e-mail cadastrado.
1. Acessar a página do Sinesp Infoseg usando o CPF como login e a senha cadastrada.
2. Realizar uma ligação do telefone cadastrado para o número de telefone informado ((61) 3241-2700). A autenticação é automática.
ATENÇÃO: É necessário cadastrar um telefone próprio no pré cadastro, de preferência celular, uma vez que o usuário deverá realizar a ligação de autenticação no acesso.
Anexos relacionados
– Pré-Cadastro
– Manual para pré-cadastro
– Manual do Sistema
– Manual OTP (senha descartável)
Telefone: 08006468600
Formulário Web: http://atendimento.sinesp.gov.br
E-mail: css.serpro@serpro.gov.br
Dúvidas e eventuais esclarecimentos poderão ser dirimidos pela Assessoria Especial da Presidência II – Assuntos Institucionais – Telefones (71) 3372-5209.