Ciente da relevância do rico debate para a construção e a valorização da história, a Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), abre as inscrições para a Semana da Memória. O evento, com transmissão pelo canal do Youtube do PJBA, acontece de 6 a 10 de maio, no Auditório Desembargadora Olny Silva, situado no prédio-sede.
Inscrições: público interno / público externo
O evento, também, é uma oportunidade para estudantes e demais participantes produzirem artigos com até cinco laudas baseados nas palestras que acontecem no auditório nos dias 6 e 7/05, às 10h. As produções selecionadas serão publicadas no site do TJBA, na página da Comissão Permanente de Memória do TJBA.
A palestra, que abre a Semana, é uma Aula Magna intitulada “Versando sobre a história da cidade de Salvador”, com o Antropólogo e Historiador Antônio Risério. No dia 7, é a vez do painel “Ditadura Militar: conhecer para não repetir”, conduzido pelo Jornalista e Escritor, Emiliano José Filho.
De forma a despertar ainda mais a atenção do público para os temas tratados, a Corte baiana recebe, durante a Semana da Memória, duas grandes exposições fotográficas: a “Ditadura Militar na Bahia”; e a “Minha Cidade, Minha História”. A primeira, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Pedro Calmon, será na Praça de Serviços do TJBA. A segunda, que reúne parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir, traz registros da evolução do Centro Histórico de Salvador e busca promover diálogo com o momento atual, acontece no Átrio do edifício-sede do TJBA.
Acesse a programação completa aqui.
Além disso, o público poderá prestigiar, na Praça de Serviços, a Feira Literária, com stands da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); da Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre outras instituições. Exemplares do livro “Sete Dias em Setembro”, do escritor Victor Mascarenhas; e da obra “Entre o Alento e a Desesperança”, da escritora Thaís Salles, também estarão expostos no local.
A abertura da Semana da Memória, além da Chefe do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, contará com a presença do Presidente da Comissão de Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda; do Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Jatahy Júnior; do Ouvidor do TJBA, Desembargador Lidivaldo Reaiche; além de representantes da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE).
Saiba mais:
TJBA realiza a Semana da Memória; evento acontece de 6 a 10 de maio
Descrição da imagem: ilustrativa com o nome do evento (Semana da Memória), data e local [fim da descrição]
#pracegover #pratodosverem