Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Anteprojeto de novo texto da Lei de Organização Judiciária está disponível no site do TJBA
11 de fevereiro de 2016 às 21:27
Anteprojeto de novo texto da Lei de Organização Judiciária está disponível no site do TJBA

Anteprojeto de novo texto da Lei de Organização Judiciária está disponível no site do TJBA  A Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do Tribunal de Justiça da Bahia disponibiliza na íntegra o anteprojeto da Lei de Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia, para conhecimento público e eventuais sugestões acerca da matéria, a serem enviadas exclusivamente para o endereço eletrônico da Comissão, comissaoreformajudiciariaadministrativa@tjba.jus.br, no prazo de 90 dias, contados a partir da data da publicação.

A definição de critérios para classificação das comarcas, novas denominações para cargos de servidores e ampliação do número de desembargadores, entre outras providências, estão no anteprojeto que está disponível no site www.tjba.jus.br.

A atual corregedora das comarcas do interior, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidiu a Comissão Permanente de Reforma Judiciária, Administrativa e de Regimento Interno, responsável por elaborar o anteprojeto da lei.

Também integraram a comissão as desembargadoras Gardênia Pereira Duarte e Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos, o desembargador Augusto de Lima Bispo e o juiz Joséfison Oliveira, além de servidores.

A desembargadora disse que a comissão cumpriu um calendário de reuniões, durante todo o ano de 2015, para elaboração do anteprojeto, que passou a ter 306 artigos. A desembargadora Lisbete Maria Teixeira Santos e o juiz José Reginaldo Nogueira, que também são membros da comissão de reforma – participaram dos estudos.

A redação anterior da Lei é de 2007. “O que fizemos é atualizar e adequar a lei à realidade atual”, disse a desembargadora Cynthia. “Como exemplo, criamos critérios para criação e classificação das comarcas em entrâncias inicial, intermediária e final”.

O anteprojeto prevê a extinção do cargo de subescrivão. Os servidores passam a ser analistas ou técnicos judiciários. Em lugar do administrador, um analista ou técnico vai comandar a equipe do fórum e terá uma gratificação pelo trabalho adicional.

O número de desembargadores cresce de 61 para 81, de acordo com o anteprojeto que passará ainda por avaliação em sessão plenária do Segundo Grau antes de seguir para aprovação ou não pela Assembleia Legislativa.

Clique aqui e veja o anteprojeto da Lei de Organização Judiciária.

Texto: Ascom TJBA