Magistrados, advogados, promotores e familiares do biografado prestigiaram o lançamento do livro “Edgard Matta: a vida de um jurista e a articulação com seu tempo”, ocorrido na quarta-feira (4), no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia. Publicada pela Editora Edufba, a obra é da autoria do historiador Alfredo Eurico Rodrigues Matta e do advogado Dorival Franco e Passos, com prefácio escrito pelo Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e sobrinho-neto do homenageado.
Alfredo é neto de Edgard Matta (1892-1974). Dorival, por sua vez, é neto de Dorival Passos. Juntos, os avôs deles formaram o chamado “trio de ouro” do Júri da Bahia ao lado de Cosme de Farias na década de 1920, quando abriram um escritório de advocacia em Salvador.
Essa é a faceta mais conhecida do criminalista Edgard Matta, porém longe de ser a única. Também é professor emérito de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, foi deputado estadual e intendente de Nazaré (nomenclatura da época para o cargo de prefeito), cidade onde nasceu e cujo Fórum leva seu nome.
“Edgard exercia uma liderança na família toda, inclusive nos irmãos. Eu lembro quando ia para a casa dele. Eu pequeno, via a família toda reunida, amigos e tal, parecia que todo mundo estava sempre olhando para ele, era impressionante. E acho que ele conduziu na família essa ideia de uma certa liderança e isso influenciou esse livro, porque eu acabei achando que o livro era para a família, e não para meu avô”, conta Alfredo Matta, que tinha 12 anos quando o avô faleceu, em 1974. “Ele tinha o dom da liderança e o da oratória, era um orador fabuloso. Aliás, isso é dito em todos os lugares”, acrescenta.
Ao longo das 326 páginas, a obra contempla a vida pública e a história familiar do biografado. “O livro resgata o legado e a ancestralidade da família”, disse o Desembargador Abelardo da Matta ao elogiar o trabalho dos autores.
Descrição da imagem: Desembargador Abelardo da Matta e o Historiador Alfredo Eurico Rodrigues Matta, durante o lançamento. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem