Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Campanha de comunicação do TJBA destaca as hortas solidárias como ação de sustentabilidade 
20 de agosto de 2025 às 10:08
Campanha de comunicação do TJBA destaca as hortas solidárias como ação de sustentabilidade 

Iniciativa do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Projeto Hortas Solidárias visa reforçar o compromisso do Tribunal com práticas socioambientais sustentáveis e o apoio à comunidade local. Atualmente, o TJBA mantém cinco hortas, que geram produtos orgânicos que são doados para instituições sociais sem fins lucrativos. 

O cultivo existe desde 2021 em áreas do Tribunal e incluem alface, rúcula, coentro, tomate, jiló, pimentão, aipim, ora-pro-nóbis, couve, manjericão, salsa e outros legumes e temperos frescos. 

Alinhadas ao Programa Justiça Carbono Zero, as hortas solidárias do TJBA, também, servem a um importante compromisso social. Já foram beneficiadas as seguintes instituições filantrópicas da Bahia: Lar Vida; Organização de Auxílio Fraterno (OAF); e Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI). 

As colheitas são realizadas quinzenalmente, conforme a produtividade dos espaços mantidos pela Corte baiana no Centro Logístico de Mussurunga (CLM), no Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Imbuí) e no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

Esse cuidado não apenas promove a alimentação saudável, mas também estimula práticas de agricultura urbana, contribuindo para a redução de resíduos e para a formação de uma consciência ambiental entre servidores, colaboradores e parceiros do Judiciário baiano.  

Unidades interessadas em adotar o Projeto Hortas Solidárias devem apresentar requisição formalizada, contendo a indicação do espaço produtivo (de preferência na unidade), para a Secretaria de Administração validar. Será preciso verificar o acesso aos equipamentos, a existência de funcionários para realizar o trabalho e a aquisição de mudas e sementes, questões que podem resolvidas por meio de parcerias com entes locais, como Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente. 

Campanha    

Com o objetivo de sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o TJBA trabalha com a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”. 

A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. São utilizados outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.    

Saiba mais sobre outras ações de sustentabilidade promovidas pelo TJBA, tais como: redução do uso de descartáveis; economia de energia; reciclagem de 28 toneladas de resíduos; contratações sustentáveis e redução do consumo de água

Texto publicado: Ascom TJBA