Alinhadas ao Programa Justiça Carbono Zero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as contratações sustentáveis e a redução de consumo de água fazem parte das iniciativas promovidas pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, no tocante à conservação dos recursos hídricos e à preservação ambiental.
Saiba mais sobre o plano de descarbonização do TJBA.
A instalação de torneiras temporizadas que controlam o tempo de fluxo de água, assim como das descargas a vácuo nos sanitários, evidencia ações que evitam o desperdício, reduzindo o consumo de água nas dependências da Corte baiana.
Para além da redução da água, a realização de compras e as contratações sustentáveis, também, fazem parte das preocupações do Tribunal que, desde 2019, adotou a verificação do compromisso dos fornecedores com a preservação ambiental, conforme o Decreto nº813/2019.
Acesse, aqui, o Guia de Contratações Sustentáveis
Campanha
Com o objetivo de sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o TJBA trabalha com a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”.
A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, através de outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.
Saiba mais sobre outras ações de sustentabilidade promovidas pelo TJBA, tais como: redução do uso de descartáveis; economia de energia; e reciclagem de 28 toneladas de resíduos.