Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Campanha do TJBA reforça conquista do 1º lugar entre os Tribunais de Grande Porte no Ranking Nacional de Sustentabilidade do CNJ  
27 de agosto de 2025 às 13:02
Campanha do TJBA reforça conquista do 1º lugar entre os Tribunais de Grande Porte no Ranking Nacional de Sustentabilidade do CNJ  

O compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a preservação ambiental concedeu à Corte baiana o 1º lugar entre os Tribunais Estaduais de Grande Porte no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

Entre os resultados divulgados no 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, o TJBA, também, recebe destaque no ranking geral nacional, alcançando o 4º lugar, após saltar sete posições em relação ao ano anterior. Igualmente, o Judiciário baiano é protagonista no Nordeste, obtendo maior colocação entre os Tribunais da região e consolidando-se como referência em governança socioambiental no Judiciário brasileiro.  

Essas conquistas ganham destaque na campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”. A ação visa sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa.  

A iniciativa divulga as ações do TJBA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. São utilizados outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.    

   

O Tribunal baiano mantém o compromisso com uma Justiça cada vez mais sustentável, eficiente e inclusiva, pautada pelos princípios da Agenda 2030 da ONU, da Resolução CNJ nº 400/2021 e do Programa Justiça Carbono Zero, instituído pela Resolução CNJ nº 594/2024 e pelo Decreto Judiciário TJBA nº 324/2025.  

Confira informações sobre o plano de descarbonização do TJBA. 

Saiba mais sobre outras ações de sustentabilidade promovidas pelo TJBA, tais como: redução do uso de descartáveis; economia de energia; reciclagem de 28 toneladas de resíduos; contratações sustentáveis e redução do consumo de água; e criação de hortas solidárias.  

Texto publicado: Ascom TJBA