O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove, no mês de outubro, um curso de capacitação voltado a colaboradores terceirizados dos setores de copeiragem e cozinha. A iniciativa objetiva conscientizar e orientar esses profissionais sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de outras formas de discriminação no ambiente de trabalho.
A ação integra a Política Institucional de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação, prevista pela Resolução nº 09, de 16 de abril de 2025, e será desenvolvida em parceria entre a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a outras formas de Discriminação e a Secretaria de Administração (Sead).
Consoante a Secretária de Administração do TJBA, Fernanda Dantas Braga, a capacitação reforça o compromisso da instituição em garantir um ambiente ético e inclusivo.
“A capacitação voltada aos profissionais terceirizados da copa é uma ação estratégica que reforça o compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia em promover um ambiente de trabalho saudável, ético e inclusivo. A parceria da Sead com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a outras formas de Discriminação é fundamental para garantir que todos os colaboradores, inclusive os terceirizados, recebam orientação adequada sobre prevenção e enfrentamento de situações de assédio e discriminação. Essa iniciativa integra um projeto institucional que busca não apenas conscientizar, mas também fortalecer a cultura organizacional baseada no respeito e na dignidade, assegurando que cada pessoa que atua no TJBA se sinta protegida e valorizada”, ressalta a Secretária.
A capacitação, também, visa ampliar a participação dos colaboradores terceirizados na agenda de ações institucionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso e respeitoso em todos os setores do Tribunal.
Como etapa preparatória para a implementação do curso, foi realizada, no dia 18 de setembro, uma reunião da qual participaram a Presidente da Comissão de Assédio no âmbito do 2º Grau, Desembargadora Joanice Guimarães; a servidora Vanessa Galdeirice Moreira Alves, supervisora do contrato da Empresa WS Soluções Corporativas Ltda, à qual os terceirizados estão vinculados; e Dionísia Ribeiro Santana, funcionária da referida empresa.