No dia 7 de março, data considerada um marco histórico no Judiciário de toda a América, quando foi celebrado o aniversário de 415 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) – o mais antigo do continente –, os alunos de Direito da Uninassau participaram de uma visita guiada nas instalações da Corte e do Fórum Ruy Barbosa. A ação faz parte do Programa Conhecendo o Judiciário, projeto que apresenta o TJBA e suas atribuições.
Clique aqui e saiba mais sobre o Conhecendo o Judiciário
“Essa interdisciplinaridade é importante, porque se cria uma visão mais ampla da realidade”, afirmou o Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão de Memória do TJBA. Durante a visita, o Magistrado discursou sobre a história do Judiciário baiano e convidou os presentes a participarem de uma sessão do Tribunal Pleno e da 5ª Câmara Cível, a qual preside.
Na Corte, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores do edifício-sede, entre eles a Biblioteca Ney Leite Silva; a Ouvidoria Judicial; a 3ª Câmara Cível; a Assessoria de Comunicação; o Tribunal Pleno; e a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima. Durante a ação, os alunos puderam interagir e trocar conhecimento com Servidores e Magistrados.
“É um projeto que traz uma carga muito positiva para os alunos. Sair da sala de aula é imprescindível. Continuem, porque está dando muito certo. Os alunos gostaram bastante e, com certeza, retornaremos”, reforçou o professor Arthur Portela, da Uninassau.
No turno da tarde, o grupo conheceu as instalações do histórico Fórum Ruy Barbosa. O local serviu de sede para o TJBA até março de 2000, quando passou a abrigar a primeira instância e algumas unidades judiciárias. Além da cripta onde estão os restos mortais de Ruy Barbosa e da esposa Maria Augusta Viana Bandeira, o Fórum possui uma biblioteca; salões nobres para eventos solenes e julgamentos; e o Memorial do Poder Judiciário, com mais de 80 peças históricas.
Tem interesse em participar do Projeto Conhecendo o Judiciário? O professor responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita previamente, pelo e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando no assunto “Conhecendo o Judiciário”.
Descrição da imagem: estudantes reunidos com Desembargador Cássio Miranda no Tribunal Pleno, durante a visita [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem