A Corregedoria Geral do Poder Judiciário da Bahia (CGJ-PJBA) deu início, na manhã desta segunda-feira (26), a uma correição extraordinária na Comarca de Barreiras, localizada a 872 quilômetros de Salvador.
Servidores e magistrados, com um olhar atento, ouviram a fala do Corregedor-Geral do PJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, na abertura dos trabalhos, realizada no Fórum Tarcilo Vieira de Melo.
Ao todo, serão 25 unidades inspecionadas, entre judiciais e extrajudiciais, além do Conjunto Penal. O Desembargador Rotondano frisou que a expectativa da Corregedoria ao realizar a correição é melhorar números, levar informações aos magistrados e poder ajudá-los e acolhê-los.
Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Corregedor-Geral do PJBA.
Durante as correições, além de serem identificadas e valorizadas as boas práticas dos servidores e magistrados, a equipe da CGJ realiza um diagnóstico da unidade, verifica quantos processos estão conclusos, paralisados há mais de cem dias, e dão dicas de gestão cartorária.
O Juiz Gabriel de Moraes Gomes, Diretor do Fórum de Barreiras, ressaltou, em tom de boas expectativas, que o cidadão também ganha com esse trabalho, já que é uma “medida de apuração da transparência”.
Juiz Gabriel de Moraes Gomes.
Diretor do Fórum de Barreiras.
Segundo o Juiz Substituto da Vara de Fazenda Pública de Barreiras, Davi Vilas Verde, dentre as funções do trabalho correcional está detectar o que pode ser melhorado.
Davi Vilas Verde.
Juiz Substituto da Vara de Fazenda Pública de Barreiras.
Na oportunidade, o Corregedor-Geral, Desembargador Rotondano, fez questão de visitar o 1° Cartório de Registro de Imóveis e Hipoteca da cidade para verificar como está o andamento dos trabalhos no local, além de sugerir melhorias.
Pedro Bacelar, Delegatário designado para a unidade, evidenciou que as correições no extrajudicial é uma oportunidade para se verificar critérios como organização e qualidade nos serviços.
Pedro Bacelar.
Delegatário designado para a unidade.
Cabe salientar que as correições além de aproximar a Corregedoria do 1° grau, promovem a melhora da prestação jurisdicional e o aperfeiçoamento do serviço prestado pelo PJBA. Os trabalhos em Barreiras continuam até sexta-feira (30).
Em atenção às demandas mais sensíveis do primeiro grau de jurisdição, a Corregedoria estendeu o convite de participação da atividade à Diretoria de Primeiro grau, representado pela Diretora Viviane Souza.
Descrição da imagem: Corregedor-Geral, Desembargador Rotondano, discursa na abertura da correição {fim da descrição}.
#pratodosverem #pracegover