Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Crianças conhecem a sede do Tribunal de Justiça na primeira edição do Projeto Servidor por 1 Dia   
8 de julho de 2024 às 18:01
Crianças conhecem a sede do Tribunal de Justiça na primeira edição do Projeto Servidor por 1 Dia   

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu cerca de 30 crianças (filhos, filhas, netos e netas de magistrados e servidores) na primeira edição do Projeto Servidor por 1 Dia, realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do Tribunal, sexta-feira (5), no edifício-sede do Judiciário, em Salvador.   

O objetivo do projeto é possibilitar que as crianças conheçam a estrutura do Poder Judiciário, aproximem-se do lugar de trabalho de seus pais e suas mães e entendam como funciona, de forma geral, a Justiça.    

A Secretária de Gestão de Pessoas do TJBA, Viviane da Anunciação, pontua que o projeto foi concebido como uma iniciativa do Programa Mais Saúde, com a perspectiva de o servidor integrar a família ao ambiente de trabalho. “Já que aqui é onde a gente passa a maior parte do nosso tempo e longe das crianças, o projeto proporciona essa experiência. Avalio que essa primeira edição foi positiva, pois as crianças ficaram muito felizes e isso aumenta o engajamento e promove a integração”, avalia a Secretária.    

A programação começou com a entrega de crachás com a identificação das crianças, depois houve uma dinâmica pela qual elas tiveram de escolher e adivinhar qual desenho seus responsáveis fizeram previamente e conheceram um pouco mais da história do Tribunal. Após esse primeiro momento, as crianças foram conduzidas para a Biblioteca Juiz Ney Leite Silva, onde puderam trocar livros e receberam orientações nutricionais e de higiene bucal com representantes da Diretoria de Saúde.  

Nesse momento, as crianças tiveram uma contação de histórias com a atriz Cássia Vale, do Bando de Teatro Olodum, que dialogou e plantou sementes de ancestralidade naquela roda de Contação de Histórias. Essa participação foi viabilizada pelo movimento de literatura preta infantojuvenil, Liga do Dendê, que é composta por autores, pesquisadores e professores situados em diversos territórios da Bahia. A participação do movimento Liga do Dendê se deu por meio da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS) do TJBA, presidida pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche.   

Em um momento surpresa, a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, recebeu os pequenos servidores, conversou e tirou fotos com eles. Após uma pausa para o lanche, as crianças receberam certificados e foram conhecer os locais de trabalho dos seus responsáveis.    

Para o Oficial de Justiça Giordano Bruno – pai de Davi Lima (de 7 anos) –, “é muito importante essa iniciativa, pois é importante o filho saber quais os encargos e as atribuições do seu pai”, disse o servidor.   

A Segesp planeja que a próxima edição do “Servidor por 1 Dia” seja realizada no Fórum Ruy Barbosa, em data a definir.   

Descrição da imagem: Crianças reunidas em torno da Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem