Em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e compromisso público com a proteção das mulheres, a Câmara Municipal de Porto Seguro realizou, no dia 1º de dezembro, uma sessão solene em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero. Na ocasião, a Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e atual Presidente do Colégio de Coordenadoras das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COCEVID), recebeu o Título de Cidadã Porto-Segurense.
O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Bem-Estar, destacou personalidades que têm desempenhado papel decisivo no enfrentamento à violência doméstica e de gênero no Estado da Bahia.
Ao celebrar a atuação da Desembargadora Nágila Brito, as autoridades presentes ressaltaram sua trajetória à frente de políticas judiciárias que priorizam a prevenção, o enfrentamento e o monitoramento da violência de gênero, fortalecendo redes interinstitucionais e ampliando o acesso das mulheres à Justiça.



Além da Desembargadora Nágila Brito, também foram homenageadas:
Segundo o Prefeito de Porto Seguro – Jânio Natal –, as homenageadas representam “mulheres extraordinárias que dedicam suas carreiras à proteção de outras mulheres, reafirmando, diariamente, o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e segura”.
A primeira-dama e Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Chiachio, pontuou a importância da solenidade, enfatizando que a entrega da maior comenda do município celebra trajetórias marcadas pelo serviço público, pelo acolhimento e pela defesa dos direitos humanos.
A participação da Desembargadora Nágila Brito reforçou a sintonia entre o TJBA, o COCEVID e as redes municipais de proteção, consolidando o compromisso interinstitucional necessário para avançar nas políticas de prevenção ao feminicídio e de fortalecimento da cidadania das mulheres.