O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) esteve presente nas comemorações do aniversário de 40 anos da Defensoria Pública da Bahia, nessa quarta (3) e quinta-feira (4). Na oportunidade, Desembargadores e Juízes foram agraciados com o Prêmio “Personalidades Notáveis” e integraram a programação de palestras.



Na quarta-feira, o Desembargador Lidivaldo Reaiche, Presidente da Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS), recebeu o prêmio das mãos da Defensora Pública Geral, Camila Canário. Na quinta-feira, o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, eleito para ser Presidente do Tribunal no biênio 2026-2028, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representou a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, na mesa de abertura e foi agraciado com o prêmio, entregue pela Defensoria.


“Nós somos timoneiros da mesma causa, a Defensoria Pública é um dos atores importantes do Sistema de Justiça. Como Presidente futuro do TJBA, estarei a todo instante com a Defensoria Pública, porque tenho certeza de que iremos executar diversos projetos que trazem benefícios para a sociedade”, afirmou o Desembargador José Rotondano.
A Desembargadora Marielza Brandão Franco, que também participou da mesa de abertura, recebeu o prêmio com alegria. “Eu sempre digo que o TJBA tem que trabalhar em rede com as outras instituições e este momento dos 40 anos da Defensoria Pública marca um trabalho muito exitoso desse importante segmento do Sistema de Justiça”, destacou a Desembargadora Marielza Franco.

A Juíza Liana Dumet participou do painel “Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Justiça Climática” com a palestra “Ação Popular no Direito Ambiental”. Para a Juíza, “a Defensoria é movida pela Justiça que defende os direitos dos cidadãos concretizando os direitos fundamentais. Hoje, estou aqui como Juíza membro do Núcleo Socioambiental do TJBA e faremos uma palestra abordando todos esses temas da iniciativa popular na defesa do patrimônio ambiental”.

Ao final, a Juíza Liana Dumet recebeu um prêmio de destaque entregue pelas Defensoras Públicas presentes.











